KUKA Roboter apresenta novos robôs na Feimec 2022

A KUKA Roboter, uma das principais fabricantes mundiais de robôs industriais, apresentará pela primeira vez no Brasil o robô KR SCARA e o novo robô higiênico KR DELTA, dois lançamentos da empresa anunciados anteriormente. A apresentação será na Feimec 2022 (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos), que ocorre entre os dias 3 e 7 de maio, em São Paulo. 

Considerado um robô ultrarrápido, o KR SCARA é ideal para espaços limitados e para processos repetitivos de alta precisão e com tempos de ciclo curtos. Desenvolvido para montagem de pequenas peças, manuseio de material e testes, pick & place, possui braço articulado horizontal e se enquadra na categoria de carga útil de até 6kg. Ele é extremamente compacto e, como outros robôs da KUKA, também oferece excelente custo e benefício para as empresas. Possui alcance de 500 mm com tempo de ciclo de até 0,36 segundos ou de 700 mm e tempo de ciclo de até 0,38 segundos, para percursos de 25mm X 305mm X 25mm e carga 1kg, conforme ISO 9283. Ou seja, executa tarefas com muita agilidade e precisão, além de possuir manutenção simples, econômica e com conexões internas de ar comprimido, energia e dados, o que traz mais confiabilidade na operação e uma adaptação inteligente de multitarefas. É equipado com o novo KR C5 micro, a última geração de controladores da KUKA, que também será mostrado na Feimec 2022.

Já o novo robô “higiênico” KR DELTA é produzido inteiramente em aço inoxidável e utilizado em áreas higienicamente sensíveis, em aplicações de pick and place e empacotamento/encaixotamento em indústrias alimentícias, farmacêutica, etc. Com sistema cinemático paralelo e compacto, é um robô com capacidade de carga nominal de 3 kg, podendo chegar até 6 kg de carga máxima. Oferece excelente desempenho, precisão e custo competitivo. Outro destaque do novo robô é que, pelo redutor ser encapsulado e as juntas de esferas serem produzidas com um material autolubrificante, a manutenção do equipamento é mínima.


Continua depois da publicidade


No evento, a KUKA mostrará ainda em seu estande de 135 m² o KR4 AGILUS e o robô colaborativo LBR iiwa, um equipamento sensitivo que permite a colaboração entre o homem e o robô.

O robô KR 4 AGILUS tem maior vida útil, com baixo índice de manutenção, possui alta precisão e foi projetado para uma área de trabalho de até 600 x 600 mm. Comum em tarefas de manipulação e montagens, como na fabricação de eletrônicos, movimenta cargas de até 4kg com grande agilidade e segurança. Ele pode ser instalado em qualquer posição, em espaços restritos, oferecendo grande potencial para vários processos produtivos, em qualquer setor industrial. Nas aplicações, permite a conexão de diversos outros dispositivos periféricos que ampliam o seu potencial. Além disso, também vem equipado com o novo controlador de robô KR C5 micro da KUKA, que auxilia no controle e eficiência da execução de tarefas. Outros pontos fundamentais são que o novo KR 4 AGILUS está preparado para ambientes de trabalho com temperaturas de até 55° C e está protegido contra cargas e descargas eletrostáticas

Outra atração da empresa na Feimec será mostrar o funcionamento da área de Customer Services da companhia, usado para reparo de peças usadas, peças de reposição e reforma de robôs usados.

 A Feimec, um dos principais eventos do setor no Brasil, acontece entre os dias 3 e 7 de maio, no São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5, em São Paulo (SP).