Grupo austríaco Voestalpine adquire brasileira Meincol

Fonte: Gazeta Mercantil - 30/10/07

O grupo austríaco Voestalpine anunciou hoje a compra de 75% de participação na brasileira Meincol Distribuidora de Aço, sediada em Caxias do Sul (RS). Fabricante de tubos e perfis, a Meincol tem como principal área de atuação o fornecimento às indústrias automobilística e metal-mecânica e prevê encerrar este ano com receita de R$ 320 milhões. A transação, cujo valor não foi divulgado, ainda garante à Voestalpine o direito de adquirir os 25% restantes da Meincol, o que, no entanto, não deverá acontecer até 2011.

A Voestalpine já é representada no Brasil pelas companhias Villares Metals e VAE Brasil Produtos Ferroviários. Agora, o objetivo é fortalecer as ações no país e, de quebra, ampliar o portfólio de negócios da Meincol. Segundo a empresa brasileira informou em nota, o acordo garantirá "maior penetração nos segmentos automobilístico, agrícola, construção civil, moveleiro e metal-mecânico com o desenvolvimento de soluções personalizadas".

Para a Voestalpine, o negócio representa um grande passo do mercado sul-americano. "A Meincol produz tubos de aço e perfis de alta qualidade em instalações de útima geração e é considerada uma das empresas líderes do seu segmento no Brasil. A Voestalpine encontrou na Meincol o parceiro ideal para ingressar no mercado da América do Sul e, assim, colocar mais um marco na sua posição de liderança", disse o membro do Conselho de Administração da Voestalpine AG e CEO da Voestalpine Profilform GmbH, Wolfgang Spreitzer.

A Meincol será integrada à divisão coordenada por Spreitzer, que é considerada a terceira mais importante do grupo.

Tópicos: