Veículos, metalurgia e máquinas mantêm crescimento da indústria de SC

Os setores de veículos, metalurgia e máquinas e equipamentos seguem empurrando a indústria catarinense, que, pelo segundo mês consecutivo, expandiu. Na comparação com janeiro, em fevereiro a produção industrial do estado cresceu 1,1%, mostra levantamento do Observatório Fiesc, divulgado em 20 de abril. O comportamento positivo está acima da média nacional - calculada em 0,7%

A pesquisa mostra um avanço de 36,6% do setor de veículos automotores nos últimos 12 meses em Santa Catarina. O indicador vem seguido pela metalurgia - 36,4% -, responsável pela fabricação de produtos e peças que servem de matéria-prima para grande parte da indústria. Em seguida, aparece a produção de máquinas e equipamentos, com 19,7% de avanço no período. Todos os desempenhos estão acima da média Brasil.

“A indústria catarinense é destaque nacional, com crescimento da produção acima do ritmo brasileiro e entre os principais estados do país. A diversidade do parque fabril estadual e o empreendedorismo dos nossos empresários se refletem nesse resultado”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.  

De acordo com o economista do Observatório Fiesc, Maicon Luiz Brand, os números de destaque do setor de veículos significam a retomada após os percalços da pandemia, como falta de semicondutores e paralisação de atividades. A crescente demanda externa, principalmente para produtos como Partes de motor e Partes de acessórios para veículos, também refelete o bom cenário. O volume exportado dos dois itens cresceu 37,8% em Santa Catarina no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2021.

Já a metalurgia responde a estímulo provocado pelo aquecimento da construção civil. Santa Catarina, mostra a Fiesc, acompanhou o crescimento da produção nacional de insumos para construção. Enquanto isso, a produção de metalurgia do estado é quase três vezes maior que a média nacional. Um dos produtos mais exportados pela indústria catarinense é a sucata de ferro, produto este que vem aquecendo sua demanda mundial por conta da nova matriz de sustentabilidade energética global.


Continua depois da publicidade


Esse bom momento da atividade industrial em SC vem aquecendo o mercado de trabalho formal. Cerca de 20 mil novas vagas formais foram geradas nos dois primeiros meses do ano na Indústria Geral, somadas ainda às quase 7 mil novas vagas na Construção, o que representa o segundo maior saldo de empregos formais no Brasil na Indústria total, atrás apenas de São Paulo.