Senai Volkswagen amplia número de vagas para os cursos de 2008

Fonte: Assessoria de Imprensa da Volkswagen - 30/10/07
   
A Volkswagen do Brasil acaba de abrir as inscrições para o curso do Senai - Fábrica Anchieta, para irmãos ou filhos dos empregados da empresa. Os interessados devem retirar a ficha de inscrição até 14 de novembro, para entregá-la devidamente preenchida nos dias 21 e 22 de novembro, na portaria Galvão Bueno. Para o primeiro semestre de 2008, o número de vagas subiu de 30 para 42.

Serão 32 vagas para o curso Técnico em Mecânica - Sistemas Integrados de Manufatura e outras 10 para o curso de Eletricista de Manutenção. Ambos têm a duração de dois anos.

Os jovens interessados devem ser filhos ou irmãos de empregados ativos da Volkswagen ou aposentados pela companhia, ter nascido entre os meses de julho e dezembro de 1991 e estar prestes a concluir o primeiro ano do Ensino Médio.

Os aprendizes que se destacam nos cursos e comprovam um bom desempenho na escola regular, podem ser aproveitados na montadora. No final do segundo semestre de 2006, 16 alunos do Senai foram efetivados em diferentes áreas da empresa.

A seleção do candidato é feita em duas etapas. Na primeira, será avaliado os conhecimentos de português, matemática e raciocínio lógico do concorrente. Os classificados passarão para a próxima fase, que consiste em exame médico. As aulas começam em fevereiro de 2008.

A parceria entre o Senai e a Volkswagen foi pioneira na indústria e começou em 1973, quando a empresa instalou o Centro de Formação Profissional Senai, com o objetivo de formar jovens com habilidades específicas de mecânica e elétrica para atuar na montadora e no mercado de trabalho. Nestes 34 anos, já foram formados 6.366 aprendizes, incluindo o primeiro semestre de 2007.

Em 1999, houve uma forte reestruturação nos cursos oferecidos para adequar à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além das novas demandas de formação profissional geradas pela implantação de sistemas, processos e tecnologias de ponta na empresa.

Atualmente, a formação é mais abrangente e flexível com a introdução do Sistema de Ensino Dual, no qual o aluno permanece um período na escola e outro nas áreas da Manufatura, interagindo com o processo.

Esta metodologia permitiu preparar profissionais multicapacitados e autosuficientes, para atender às demandas da Volkswagen e também, do mercado de trabalho.