Máquinas agrícolas: vendas cresceram 23,5% em janeiro, diz Fenabrave

Perspectiva é de demanda aquecida por tratores e colheitadeiras durante todo o ano, de acordo com presidente da entidade.

As vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, tiveram crescimento de 23,5% em janeiro quando comparadas ao mesmo mês do ano passado. O balanço foi divulgado na quinta-feira (3), pela Fenabrave, associação que, além das concessionárias de automóveis, representa revendedores de equipamentos utilizados no campo.

No total, 3,8 mil unidades foram entregues a produtores rurais no primeiro mês do ano, o que, por outro lado, representa uma queda de 33,5% frente ao volume de dezembro.

Como não se trata de emplacamentos, que podem ser atualizados diariamente, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de carros, cujos resultados divulgados nesta quinta pela Fenabrave já são relativos a fevereiro.

Segundo o presidente da associação, José Maurício Andreta Júnior, as perspectivas são de demanda aquecida por esses equipamentos rurais durante todo o ano, dado o recorde de produção agrícola. “O ano passado foi ótimo para a venda de tratores e máquinas agrícolas. Foram mais de 58 mil unidades comercializadas, e o cenário para este ano também é positivo”, comentou.