Austrália promove corrida de carros movidos a energia solar

Fonte: Folha Online - 23/10/07

Começou no domingo (21) em Darwin, no norte da Austrália, o 20º World Solar Challenge, corrida de veículos movidos a energia solar. Participam da prova 37 carros solares e 19 outros veículos de 20 países.

A única regra imposta aos competidores é o uso exclusivo de energia solar. Em categorias separadas, competirão carros movidos a álcool e energia elétrica.

O organizador da corrida, Chris Selwood, afirma que o evento acontece em meio ao desafio de substituir os combustíveis fósseis, em uma discussão cada vez mais atual.

Para completar a prova as equipes deverão equilibrar velocidade e resistência, controle do uso da energia e planificação estratégica, acrescentou Selwood

Os veículos percorrerão a reta mais longa do mundo, 3.000 quilômetros em áreas desérticas, com temperaturas que podem superar os 50ºC.

Adversidades - Os pilotos foram advertidos de que poderão enfrentar violentos ventos no deserto, altas temperaturas, enquanto correm em velocidades de até 100 km por hora durante três ou quatro dias até a linha de chegada.

As equipes de corrida deverão acampar todas as noites nos locais em que estiverem.

A Austrália terá oito veículos participando da corrida, seguida por seis veículos do Canadá, quatro dos Estados Unidos e três do Japão.

Não há participantes brasileiros, mas equipes de Venezuela e Chile representam a América do Sul.

O carro holandês Nuon Solar, que já venceu a competição três vezes, detém o recorde de 29 horas e 11 minutos.