Seacam lança software para fabricantes de ferramentas

Versões 7.3 do Power Shape e 8.0 do Power Mill trazem ganhos de até 40%

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Seacam - 26/10/07

A Seacam, empresa especialista no fornecimento de sistemas de engenharia avançada, acaba de lançar duas novas versões dos softwares desenvolvidos sob medida para fabricantes de moldes e ferramentas de estampagem. As versões 7.3 do Power Shape e 8.0 do Power Mill, desenvolvidas pela Delcam (empresa especializada no desenvolvimento de softwares CAD/ CAM), chegam ao mercado trazendo maior agilidade e produtividade aos mais complexos processos de modelagem. “Os mercados de estampagem e usinagem vêm ocupando seu merecido espaço e gerando maior ganho de produtividade às nossas indústrias. Hoje esses dois softwares (Power Shape e Power Mill) são extremamente estratégicos para o negócio dos fabricantes de ferramentas”, explica Alexandre Magdalon, diretor de Marketing da Seacam.

Os dois aplicativos já são utilizados em larga escala pelos segmentos de metal-mecânica, aeroespacial, ferramentarias e modelações. No mundo, há estimativas de 20 mil clientes utilizando as famílias Power Shape e Power Mill. No Brasil, apesar do índice ser bem mais modesto, há mais de 500 empresas já utilizando estas soluções.

A atuação da Seacam como revenda especializada dos produtos Delcam acontece desde 1993.  “Quando começamos, o mercado necessitava de ferramentas que atendessem todos os estágios de desenvolvimento de produtos. Fincamos nossa bandeira e hoje somos reconhecidos por oferecer a mais completa e especializada solução para este segmento”, analisa Magdalon.

Power Shape 7.3 - essa versão traz novas ferramentas para criação de superfícies, especialmente desenvolvidas para fabricantes de ferramentas de estampagem. Isso confirma a liderança deste produto na modelagem de formas complexas e também na disponibilidade de ferramentas dirigidas às necessidades específicas de cada mercado. Também há novas formas de customizar a interface do software, permitindo que cada usuário crie sua própria barra de ferramentas, agilizando o seu trabalho. Os assistentes de projeto de moldes e de extração de eletrodos ganharam novas funcionalidades para aumentar ainda mais o grau de automação do Power Shape.

Os novos recursos do Power Shape pretendem tornar projetos e modelagens complexas mais ágeis, facilitando o trabalho do usuário e automatizando algumas operações. A possibilidade de customizar os comandos do Power Shape permite que os usuários facilmente adaptem a interface às suas necessidades. A melhora nos assistentes de moldes e eletrodo contribui na redução do número de operações executadas pelo usuário. Todos estes fatores resultam na diminuição do tempo gasto para execução das tarefas.

Power Mill 8.0
- uma das principais características é ser extremamente rápido para calcular as usinagens. Essa versão foi trabalhada para oferecer cálculos ainda mais rápidos, registrando ganhos de até 40%. O tempo de usinagem em máquina também foi reduzido com economias de até 15%, contribuindo para a redução do tempo de fabricação e aumento da capacidade produtiva. A Delcam também adicionou novos recursos para controle das estratégias de usinagem, além de um novo banco de dados de ferramentas e materiais ainda mais completos. As simulações de usinagem dentro do Power Mill 8.0 estão ainda mais realistas e dinâmicas.

Os novos recursos de Power Mill buscam reduzir o tempo gasto na programação e usinagem das peças, resultando em redução de prazos de fabricação e aumento da capacidade produtiva da empresa. Os novos recursos de banco de dados facilitam a padronização dos processos, que é particularmente útil para empresas que possuem muitos usuários com diferentes níveis de conhecimento sobre o produto. Já as novas ferramentas de simulação contribuem para que o usuário tenha condições de prever o comportamento e o nível de acabamento superficial de sua usinagem, com facilidade e rapidez.

Sobre o Power Mill


Este software CAM é líder mundial em sua categoria. Ele é especializado em usinagem de formas complexas, tipicamente encontradas na indústria de moldes e matrizes, automotiva e aeroespacial. Dentre as características principais, destacam-se a enorme variedade de estratégias, incluindo desbastes de alta eficiência, acabamento em alta velocidade, técnicas de usinagem em 5 eixos contínuos - que podem ser aplicadas em Fresadoras CNC ou até mesmo em robôs. A velocidade de cálculo rápida e uma poderosa ferramenta de edição garantem a melhor performance da máquina-ferramenta.

Sobre o Power Shape


É um poderoso sistema CAD para modelagem de formas complexas da família Power Solution, da Delcam. Com o Power Shape, os usuários podem criar modelos conceituais, projetar um produto ou ainda manipular produtos criados em outros sistemas, e adicionar detalhes complexos, tais como: raios de concordância variáveis, superfícies de saída ou de fechamento necessárias para garantir uma manufatura sem problemas. Seu grande diferencial está nas ferramentas de modelamento para manufatura.

Sobre a Seacam


A Seacam desenvolve software de engenharia avançada. Dona de um faturamento de US$ 4,5 milhões em 2006, a empresa atua em todo o território brasileiro por meio de parcerias internacionais com a Delcam, Metris/3D Scanners, Autodesk/Alias, Hexagon/Cimcore e ZCorp. Conta com uma rede de 12 representantes e revendas autorizados, presentes nas principais regiões industriais do país.

Essa rede, espalhada pelo Brasil, dá todo o suporte técnico-comercial, garantindo à Seacam uma forte distribuição nacional e assistência técnica especializada para todos os produtos da empresa. A alta capacitação da equipe da Seacam é suportada em todas as fases do projeto de implantação, que passa pelo atendimento, consultoria, instalação e treinamento padrão ou orientado até a consultoria especializada.

No Brasil, a Seacam emprega mais de 40 funcionários. O faturamento do grupo no primeiro semestre de 2007 foi 50% superior ao verificado no mesmo período do ano anterior. A Seacam possui mais de 700 clientes no país, dentre os quais Volkswagen, Fiat, Embraer, Daimler-Chrysler, Ford, Whirlpool, Electrolux, Philco, Gradiente, Azaléia, Grendene, Tramontina, Duratex, entre muitos outros, em especial nos setores de autopeças, fabricantes de moldes e ferramentas, embalagens, jóias e bijouterias, brinquedos e prestadores de serviço.

Para saber mais sobre a empresa visite o site: www.seacam.com.br

Tópicos: