DAF confirma investimento de R$ 395 milhões em fábrica no Paraná

Recursos vão para o aumento da produção e produtividade da cana, geração de energia elétrica (bioeletricidade) e biogás.

A DAF Caminhões Brasil vai ampliar a presença no Paraná. Serão investidos 70 milhões de dólares, cerca de 395 milhões de reais na cotação atual, nos próximos seis anos pela montadora de origem holandesa, visando ampliar a planta localizada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. De acordo com a empresa, a expansão busca impulsionar o atendimento ao mercado nacional e também preparar a marca para exportação de caminhões para outros países da América do Sul.

O investimento vai contar com o apoio do Governo do Estado por meio de programas de incentivos fiscais coordenados pela Invest Paraná, e deve garantir inicialmente a criação de 180 empregos diretos, com a perspectiva de venda de mais de 40 mil novos caminhões no período. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta segunda-feira, durante reunião com diretores da empresa no Palácio Iguaçu.

Ratinho Junior afirmou que o Paraná passa por um bom momento político e econômico, fatores essenciais na atração de novas indústrias. Ele lembrou que o Estado abriu mais de 176 mil vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e outubro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e da Previdência, e se consolidou como um dos principais geradores de postos de trabalho do País.

O governador destacou ainda que o planejamento do Governo do Estado aponta para a consolidação de 100 bilhões de reais em atração de investimentos privados entre janeiro de 2019 e dezembro deste ano.

O complexo da DAF em Ponta Grossa é a maior unidade fabril do grupo no mundo. Localizado no trecho urbano da PR-151, a área total é de dois milhões e 300 mil metros quadrados. A participação atual da empresa na venda de caminhões pesados no Brasil é de 8,7%, se consolidando na quarta colocação do ranking nacional. A unidade paranaense começou a ser construída em 2011 e entrou em atividade em 2013. Foi a primeira fábrica da marca fora da Europa e uma das mais modernas do mundo. Controladora da DAF, a Paccar investiu 200 milhões de dólares na fábrica do Paraná. A empresa também investiu, em 2018, 60 milhões de reais para a implantação de uma linha de montagem de motores na fábrica de Ponta Grossa. Em 2019, a montadora começou a erguer um centro de distribuição de peças de 15 mil metros quadrados, vizinho à planta atual.