Venda de grandes tratores cresce mais de 71% em 2007

Fonte: Diário de Cuiabá - 29/10/07

As vendas de tratores de grande potência, acima de 100 cavalos, que recuaram entre 2003 e 2006 por causa crise do agronegócio, estão retornando aos patamares do início da década, quando houve explosão das vendas de máquinas agrícolas, impulsionada pela alta de preços das commodities no mercado internacional.

Os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que, de janeiro a agosto, as vendas de tratores acima de 100 cv cresceram 71,9% em relação a igual período do ano passado, e representam 38,7% do total comercializado. As vendas de tratores abaixo de 100 cv cresceram 39,8% no período. "Observamos uma retomada das compras de máquinas com maior potência", diz o vice-presidente da Anfavea e diretor de comunicação da New Holland, Milton Rego.

Paulo Herrmann, diretor de marketing da americana John Deere, tradicionalmente conhecida por vender máquinas de médio e grande portes, diz que os produtores de grãos estão voltando ao mercado para comprar novas máquinas. "A crise de 2005 fez o produtor do Centro-Oeste sair do mercado de compras, o que abriu espaço maior para os pequenos agricultores, cana-de-açúcar e setores diversos, como leite, café e fumo", afirma.

Os incentivos dados pelo governo à agricultura familiar geraram uma demanda de uma classe produtiva até então não mecanizada, diz Fábio Piltcher, diretor de marketing da Massey Ferguson.

Tópicos: