Sandvik Coromant lança novas ferramentas para usinagem de precisão

A Sandvik Coromant, líder mundial em soluções de usinagem lançou duas novas famílias de microbrocas especialmente desenvolvidas para a usinagem de precisão. A CoroDrill 462 com geometria -XM e a CoroDrill 862 com geometria - GM atendem setores que exigem a fabricação de pequenas peças como o setor médico, automotivo, eletrônico e aeroespacial. Desenhadas para abordar diversos materiais, as novas brocas oferecem um desempenho preciso quando a precisão é crucial.

Os dispositivos de diversos setores estão diminuindo de tamanho. Isso pode ser observado mais claramente na indústria eletrônica com dispositivos modernos que oferecem maior capacidade em embalagens menores. Em outros lugares, na fabricação de dispositivos médicos, a tendência cada vez maior de cirurgias minimamente invasivas—usando técnicas que minimizam o tamanho e o grau das incisões que um cirurgião faz—exige ferramentas cirúrgicas mais complexas. À medida que o tamanho dos dispositivos tecnológicos diminui e seu nível de sofisticação aumenta, os fabricantes exigem ferramentas que possam produzir peças menores e mais complexas.

Os especialistas em furação, geralmente, usam o termo microfuração ao descrever furos com diâmetro inferior a três milímetros (mm). Isso pode se referir a furos encontrados frequentemente na indústria eletrônica onde as peças têm apenas alguns centésimos de milímetro de espessura, mas as aplicações mais comuns são a indústria aeroespacial, fabricação de moldes e matrizes e fabricação de equipamentos médicos. 

As CoroDrill 462 e 862 são a próxima geração de microbrocas da Sandvik Coromant. Disponíveis em novas geometrias para oferecer uma grande variedade de diâmetros e comprimentos de corte, as brocas apresentam uma maior diversidade de produtos em comparação com os programas anteriores.


Continua depois da publicidade


As brocas foram especialmente adaptadas para superar os desafios da microfuração. Por exemplo, como nas aplicações em macroescala, é fundamental ter uma refrigeração de qualidade para escoar os cavacos de modo eficaz durante a realização de furos profundos com microferramentas. A CoroDrill 462 e a 862 podem furar facilmente profundidades de até nove vezes o diâmetro (xD) quando se usa refrigeração externa. Além disso, existe uma opção de refrigeração interna para diâmetros de furo de 1,00 mm e superior e profundidades de furo de até 16xD. O uso eficaz da refrigeração não ajuda apenas as ferramentas a usinar furos mais profundos, mas também prolonga a vida útil das ferramentas e reduz o risco de emperramento de cavacos.

Individualmente, a CoroDrill 462 oferece um furo de alto desempenho com até 3,00 mm. Ideal para usinagem de furos cegos e passantes, a broca é capaz de usinar diversos materiais ISO, inclusive ISO P, M, K, N, S, O e H. Com uma profundidade de furação de 6xD, a CoroDrill 462 oferece aos fabricantes uma solução versátil de furação.

A CoroDrill 862 é ideal para fazer furos de 1,00 mm a 3,00 mm de diâmetro em todos os materiais, quando usada com refrigeração interna. Além da furação convencional, a CoroDrill 862 suporta diversas outras atividades de furação, incluindo furos cruzados, furação de pacotes e furação de superfícies convexas e côncavas. 

Além de serem ferramentas de metal duro padronizadas, a CoroDrill 462 e a 862 também podem ser personalizadas. Como parte da linha, a Sandvik Coromant tornou possível a configuração de ferramentas de acordo com os diâmetros, comprimento útil, distância entre os diâmetros do escalonamento e diâmetro da haste, para fabricantes que precisam de uma abordagem personalizada na microfuração.

Além disso, os clientes têm a opção de adquirir a CoroDrill 862 com aresta da ponta com diamante policristalino (PCD). 
O PCD é até 100 vezes mais resistente ao desgaste que o metal duro. Além disso, as ferramentas de PCD são mais precisas e podem produzir tolerâncias mais rígidas do que as ferramentas de metal duro. Portanto, os clientes que procuram fazer microfuros em materiais notoriamente difíceis de usinar como titânio, alumínio, vidro e cerâmica, devem considerar o PCD.

"A CoroDrill 462 e a 862 marcam uma nova era para a microfuração", disse James Thorpe, Gerente Global de Produto da Sandvik Coromant. "Fizemos atualizações significativas desde o lançamento de nossas últimas microbrocas, com o objetivo de oferecer mais opções aos nossos clientes. 

"No cenário atual da manufatura, seja produzindo relógios de luxo ou peças aeroespaciais, a demanda por complexidade é maior do que nunca. À medida que os produtos ficam menores e com componentes mais complexos, reconhecemos que também precisamos nos adaptar e tornar nossas brocas capazes de usinar furos menores. As aplicações que exigem microfuração são extremamente variadas e é por isso que estamos oferecendo opções mais personalizadas além de uma maior variedade de ferramentas padrão".

A CoroDrill 462 e a 862 substituirão os programas atuais de microbrocas R840 e 862 da Sandvik Coromant.