Banco de Dados Metal Mecânico reúne empresas do setor

Fonte: Assessoria de Imprensa da Mercopar - 25/10/07

O segmento metalmecânico gaúcho ganhou no dia 23 de outubro, uma nova e importante ferramenta para impulsionar os negócios – o Banco de Dados Metalmecânico, portal do setor implantado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). O portal, no endereço eletrônico www.bancometalrs.com.br, foi lançado na 16ª Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, em Caxias do Sul, durante o 1º Seminário Gaúcho de Gestão de Suprimentos.

“Muitas vezes, recebemos ligações de empresas solicitando sugestões de fornecedores bastante especializados. Agora, todas estas informações estarão disponíveis em um único local”, diz o coordenador da Indústria do Sebrae/RS, Tiago Lemos. O coordenador revela que a idéia do Banco de Dados surgiu no ano passado, na Mercopar.

O Banco de Dados Metalmecânico facilitará o trabalho de empresas que buscam ou oferecem produtos e serviços no segmento. Por meio do portal, será possível realizar consultas para identificar estabelecimentos de um determinado componente ou serviço, 24 horas por dia. A página na rede mundial de computadores irá fornecer informações bastante detalhadas sobre as empresas e os produtos e serviços oferecidos. “A capacidade produtiva, os principais clientes e o nível tecnológico da fábrica, por exemplo”, diz Lemos. Empresas compradoras também poderão publicar anúncios sobre o produto ou serviço que estarão buscando. De acordo com Lemos, o site já tem cerca de 400 empresas cadastradas.

Ao anunciar o lançamento do Banco de Dados Metalmecânico, Lemos também explicou ao público presente os pilares estratégicos da atuação do Sebrae/RS para o setor industrial. Políticas de acesso a mercado, de inovação tecnológica e de gestão estratégica por indicadores constituem os três pilares da inteligência do setor.

Atualmente, o Sebrae/RS impulsiona 30 projetos em benefício do setor industrial gaúcho, envolvendo mais de 3 mil empresas e cerca de 60 mil vagas de trabalho. “Em projetos de desenvolvimento do setor, como a Mercopar, o Sebrae/RS investiu R$ 10 milhões neste ano”, afirma Lemos. No segmento metalmecânico, a entidade atende cerca de 1,1 mil empresas.

O lançamento do portal encerrou a programação do 1º Seminário Gaúcho de Gestão de Suprimentos, encontro promovido pelo Sebrae/RS com apoio da Companhia Petroquímica do Sul (Copesul), do Grupo Gerdau, Innova, Petroquímica Triunfo e Fundação Projeto Pescar. O seminário reuniu especialistas em estratégias de gestão de suprimentos. A Mercopar 2007 encerra dia 26 de outubro, próxima sexta-feira.