Sandvik Coromant lança novos produtos para o setor metal- mecânico

Com sofisticada tecnologia, lançamentos permitem avanços na usinagem

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sandvik Coromant - 24/10/07
Foto: Divulgação

A Sandvik Coromant, líder mundial em ferramentas para usinagem de metais, está apresentando ao mercado seus mais recentes lançamentos, que incorporam as últimas inovações tecnológicas da marca e garantem às empresas expressivos ganhos de produtividade e maior vida útil da ferramenta, em alguns materiais.

Entre as inovações desse segundo semestre, está o novo sistema de refrigeração de alta pressão para ferramentas Coro Turn HP, que é uma combinação exclusiva do desenho do Coromant Capto e Coro Turn HP (alta pressão) para permitir a redução da temperatura de corte e, assim, ampliar a vida útil do sistema ou a velocidade de corte em todos os materiais.

Outra inovação da Sandvik Coromant integrante dos lançamentos desse semestre, é a nova classe de pastilhas GC 1125, que revoluciona a área de corte e ranhuramento. São produtos com excelente desempenho em aços, aços inoxidáveis, HRSA (Super Ligas Resistentes ao Calor) e ferros fundidos.

A nova classe de pastilhas GC4220 da Sandvik Coromant também faz parte dos novos produtos apresentados agora ao mercado. As pastilhas são apropriadas para operações de fresamento médio ao desbaste com temperaturas elevadas, típicas do fresamento com altas velocidades ou da usinagem de materiais endurecidos. Proporcionam segurança e previsibilidade para maximizar a produtividade e otimizar a alta taxa de remoção de metal.

Sistema de Refrigeração de Alta Pressão CoroTurn HP para ferramentas Coromant Capto

O novo Sistema de Refrigeração de Alta Pressão para ferramentas Coromant Capto traz dois benefícios-chave nas operações de usinagem: melhora o controle de cavacos e amplia a vida útil em alguns materiais. O aumento da vida útil chega a 50%.

Esse novo sistema é uma combinação exclusiva do desenho do Coromant Capto e CoroTurn HP (alta pressão). No acoplamento Coromant Capto, os olhais para refrigeração são direcionados em posições precisas, através da torre ou do fuso.  Esse novo sistema pode ser usado em qualquer máquina equipada com sistema de refrigeração de alta pressão e acoplamento Capto, incluindo máquinas multitarefas, tornos verticais (VTL) e centros de torneamento, só não sendo possível o uso em porta-ferramentas convencionais.

O CoroTurn HP penetra na zona afetada pelo calor via jato de alta pressão de refrigeração, resfriando a pastilha de modo mais rápido e efetivo. O jato cria uma cunha hidraúlica entre a superfície superior da pastilha e a parte inferior do cavaco que está sendo removido, auxiliando assim a reduzir o desgaste da pastilha e a quebrar o cavaco em pedaços menores para um escoamento mais rápido do mesmo a partir da aresta de corte.

Os olhais, montados mais próximos da aresta da pastilha, auxiliam a aumentar a velocidade do jato de refrigeração com pressão mais baixa e mantêm o acesso livre à pastilha para uma fácil indexação.

Nas operações de acabamento, os cavacos costumam apresentar problemas às máquinas, pois se aglutinam em torno da ferramenta e acabam causando paradas imprevistas e onerosas.

O sistema Coromant Capto e o exclusivo CoroTurn HP proporcionam um controle total dos cavacos e, portanto, segurança para uma produção sem necessidade de monitoramento.

O resultado geral é maior produtividade, representada por 50% de aumento na velocidade de corte, ou acabamento superficial melhorado com o mesmo número de peças /material usinado.
 
Nova classe GC1125 faz uma revolução na área de corte e ranhuramento

A nova classe da Sandvik Coromant GC1125 apresenta excelente desempenho em operações de cortes, ranhuramento, torneamento e perfilamento, em uma ampla gama de geometrias, especialmente nos materiais como aços, aços inoxidáveis, HRSA (super ligas resistentes ao calor) e ferros fundidos.

Os produtos atendem às exigências do sistema de ferramentas para corte e ranhuramento, o CoroCut® 1-2 arestas. A otimização das propriedades dessa classe resultou em uma área de aplicação mais ampla e na capacidade de lidar com dados de corte melhorados.

Essa nova classe de produtos é o resultado de uma inovação tecnológica em termos de tecnologia de cobertura e substrato. A combinação melhora a resistência ao desgaste e a segurança, seja na usinagem com temperaturas de corte mais elevadas ou na usinagem com maior tempo em corte.

A cobertura é nova, PVD com camadas TiAIN, incluindo propriedades projetadas para uma área de aplicação mais ampla da GC1125. Um substrato novo, de finos grãos, indicado sobretudo para aços e aços inoxidáveis, ajudou a melhorar a dureza, sendo capaz de suportar aumentos nos dados de corte.

O uso da nova classe de pastilhas GC1125 é especial para geometrias CF e CR, sendo que a CF é a escolha de baixo avanço, proporcionando acabamento superficial e excelente controle de cavacos. A robusta geometria CR é indicada para corte de barras e cortes interrompidos com altos avanços.

No ranhuramento, a GC1125 é uma boa escolha para aços e aços inoxidáveis nageometria GF, proporcionando precisão e tolerâncias estreitas devido à sua aresta mais afiada. Em teste em operações de ranhuramento de uma engrenagem de transferência usando os mesmos dados de corte, a GC1125 foi capaz de produzir quase duas vezes o número de peças. Em um teste comparativo, na operação de corte da haste de um pinhão e em condições iguais, a GC1125 ficou mais tempo em corte que a melhor classe do concorrente.

Para perfilamento em aços, ferros fundidos e aços inoxidáveis, estão disponíveis duas geometrias: a RM para perfilamento em todos os materiais e primeira escolha para aços inoxidáveis; RO para um excelente controle de cavacos com baixos avanços.

Em aplicações de torneamento de aços, a TF é uma geometria positiva para acabamento superficial e bom controle de cavacos, reduzindo o risco de formação de arestas postiças.

Nova classe GC4220 maximiza a produtividade com altas taxas de remoção de metal

A nova classe da Sandvik Coromant GC4220 apresenta uma melhoria de 20% a 30% na produtividade contra a classe atual. Isso se deve aos últimos desenvolvimentos na área de tecnologia de classes, incluindo substrato e cobertura aprimorados.

A GC4220 é apropriada para operações de fresamento médio ao desbaste com temperaturas elevadas, que acontecem com uso de alta velocidade ou na usinagem de materiais endurecidos. Proporciona segurança e previsibilidade para maximizar a produtividade e otimizar a alta taxa de remoção de metal.

A característica de maior destaque da GC4220, com aresta e tenacidade melhoradas, está na resistência a craterizações e deformação plástica, problemas comuns de desgaste especialmente quando se usa velocidades e avanços elevados.

A GC4220 é apropriada para aplicações em todos os conceitos de ferramentas CoroMill®.  A introdução da classe GC4220 para fresamento de aços dá continuidade à nova linha de classes da Sandvik Coromant, liberada no programa da Nova Geração de Pastilhas.

Classe de pastilhas GC4215 aumenta a produtividade no torneamento de aços

A nova classe para torneamento de aços GC4215 da Sandvik Coromant apresenta resultados de usinagem de alta performance em uma ampla área de aplicação de aços, possibilitando o uso de dados de corte mais elevados em condições com e sem refrigeração.

Agregando tecnologia avançada, a classe GC4215 melhora a produtividade sem perda da segurança na área P15, do desbaste ao acabamento, em cortes contínuos e também levemente interrompidos, nas aplicações P10 a P20.

O novo substrato de metal duro e a tecnologia da cobertura combinados proporcionam uma aresta mais robusta, além de permitir uma área de aplicação mais ampla, por exemplo, como otimizadora e complemento da GC4225 na área P20. A performance é segura e confiável graças à melhora siginificativa da resistência à deformação plástica e ao desgaste, proporcionados pelo novo substrato de metal duro e tecnologia de cobertura sem tensões.

Em cortes contínuos, o desempenho é excelente, garantindo alta segurança de usinagem em aços baixo-carbono, passando por aços baixa e alta-liga, sendo, ainda, uma boa opção back up para aplicações de torneamento de ferros fundidos com exigência de tenacidade. A detecção do desgaste é fácil graças à cobertura de cor preta e dourada de todas as classes para torneamento de aços da nova geração de pastilhas.

A GC4215 é o mais recente lançamento da Sandvik Coromant na cadeia produtiva das classes para torneamento. A GC4225, GC4235 e a nova GC4215 oferecem benefícios substanciais para a Nova Geração de Pastilhas, a saber: custos menores de produção; confiança para usinagem sem monitoramento e produção de séries grandes, além de desempenho homogêneo de lote a lote. Outros benefícios incluem maior utilização da máquina, além de produção mais contínua com menos ajustes da máquina, em virtude do desgaste reduzido da ferramenta e de menor necessidade de manutenção. Também é possível realizar usinagem sem refrigeração com essa classe.

A cobertura de alumínio Al203, mais espessa e de baixa tensão, proporciona máxima proteção química e térmica; a cobertura MTCVD TiCN confere a melhor resistência possível ao desgaste mecânico e aderência ao substrato, além de gradiente/substrato otimizados para máxima resistência à deformação sem perda da tenacidade.

CoroDrill 880 oferece novas oportunidades para furação curta

A Sandvik Coromant ampliou a área de aplicação da tradicional broca CoroDrill 880. Produto perfeitamente balanceado e capaz de produzir furos duas vezes mais rápido e pela metade do custo, está, agora, disponível nos diâmetros entre 12.00 – 63.00 mm para furos de 12.00 – 13.99 mm e 53.00 – 63.00 mm de diâmetro em várias profundidades de furo.

Desde que a Sandvik Coromant introduziu a broca CoroDrill 880, há alguns anos atrás, o desempenho comprovado dessa ferramenta levou a furação curta a um novo patamar na usinagem de furos.

As características que levaram a CoroDrill 880 a se destacar são confiabilidade e produtividade mais elevadas, bem como a habilidade para usinar furos de melhor qualidade.

Isso foi alcançado por meio de uma nova ação de corte, que se tornou possível com a Step Technology, além de outros desenvolvimentos referentes ao escoamento dos cavacos e a tecnologia de pastilha intercambiável.

Mais informações sobre a Sandvik Coromant aqui

Tópicos: