Avaliações de máquinas, equipamentos e complexos Industriais formam mercado aquecido para atuação engenheiros

Curso do Ibape/SP prepara profissionais para atendimento de uma demanda crescente, trazendo um panorama de oportunidades e como garantir um diferencial competitivo.

O curso “Conceitos Básicos para Avaliação de Máquinas, Equipamentos e Complexos Industriais”, realizado pelo Ibape/SP, prevê a apresentação de referências, conceitos e abordagens das normas ABNT, com enfoque na NBR 14.653-5, assim como premissas e tópicos a serem considerados na avaliação patrimonial de “Máquinas e Equipamentos” de forma isolada e de empreendimentos e complexos Industriais.

Marcado para acontecer nos dias 08 e 09 de setembro, das 19h às 20h, ao vivo pela plataforma Ibape/SP Conecta, o objetivo da capacitação é prover subsídios e preparar profissionais de engenharia para atuar com avaliações envolvendo máquinas, equipamentos e complexos industriais. Após o curso, o aluno terá conhecimento das demandas e nichos onde se torna necessária a avaliação desses bens, incluindo a apresentação de casos práticos.

Conforme explica o professor do curso, Marcos Augusto da Silva, engenheiro pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias, na avaliação de máquinas e equipamentos, algumas especificidades devem ser levadas em consideração, como definição por parte do cliente ou solicitante, finalidade da avaliação, entre outros.

“Durante a vistoria, por exemplo, é preciso coletar o maior nível possível de características técnicas do equipamento; aferir o estado de conservação e manutenção; fazer uma boa pesquisa para obtenção de preços/valores atualizados das máquinas e equipamentos, assim como de terrenos, quando se tratar de avaliação de complexos industriais”.

Neste sentido, todos os segmentos industriais oferecem boas oportunidades para os profissionais que desejam atuar com avaliação de complexos industriais, conforme explica o professor: “As indústrias, de modo geral, independentemente do seu segmento de atuação, necessitam de avaliações patrimoniais para as mesmas finalidades, ou seja, garantir as operações financeiras, contábeis, seguros ou negociação da empresa”.


Continua depois da publicidade


No entanto, dentro das possibilidades de atuação para quem deseja ingressar na área, o setor agro, sem dúvida, destaca-se dos demais, afinal é considerado o setor mais promissor de nossa economia atualmente, com uma participação no PIB total brasileiro que pode ultrapassar os 30% em 2021, segundo estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Esse cenário, consequentemente, proporciona ótimas oportunidades para a prestação de serviços de avaliação patrimonial, em suas diversas finalidades”, afirma o professor Marcos Augusto da Silva.

Serviço

Curso: Conceitos Básicos para Avaliação de Máquinas, Equipamentos e Complexos Industriais
Formato: on-line (ao vivo)
Data: 08 e 09 de setembro
Horário: Das 18h às 22h
Inscrições: https://www.ibapespconecta.com.br/loja/