Novelis finaliza investimento de R$ 750 milhões e aumenta capacidade de produção em SP

A capacidade total da fábrica atinge, por ano, 680 mil toneladas na produção de chapas e 490 mil toneladas em reciclagem.

A Novelis, empresa mundial em laminados e reciclagem de alumínio, comemora hoje a entrega oficial da expansão de sua fábrica de chapas de alumínio, localizada em Pindamonhangaba (SP). Com investimento de R$ 750 milhões, o complexo de laminação e reciclagem de alumínio, o maior da América do Sul, deve atingir volume total de cerca de 680 mil toneladas na produção de chapas e 490 mil toneladas em reciclagem por ano.

“As nossas operações na América do Sul tem apresentado crescimento contínuo nos últimos anos e este projeto evidencia a importância da região para a Novelis Inc. Com a finalização desta expansão, estamos preparados para continuaroferecendo as melhores soluções e produtos para os nossos clientes na América do Sul”, afirma Steve Fisher, presidente e CEO da Novelis Inc.

O escopo do projeto, que teve início em novembro de 2018, incluiu melhorias na reciclagem, refusão, preparação de placas, laminação a quente, acabamento e logística. A expansão acrescentará uma área construída de 21 mil metros quadrados, totalizando uma área construída de 220 mil metros quadrados e beneficiará, principalmente, os setores de latas de bebidas e de especialidades.

“O projeto de expansão foi concebido para atender à crescente demanda de mercado e assegurar o nosso crescimento e o de nossos clientes de forma sustentável. Por isso, investimos não somente no aumento de nossa capacidade de laminação, mas também no da capacidade de reciclagem e em alternativas para suprimento de água, que juntamente com o novo modal ferroviário, reafirmam nosso compromisso com um futuro sustentável”, reforça Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul. Em 2020, foi inaugurado o terminal ferroviário responsável por transportar 25% das cargas inbound e outbound. Já em fevereiro de 2021, entrou em operação a nova adutora que utiliza água do rio Paraíba do Sulpara complementar o abastecimento da fábrica. A empresa adquiriu também uma área adicional de 380 mil metros quadrados já pensando em futuras expansões.


Continua depois da publicidade


Este é o segundo grande investimento da Novelis nessa década na unidade de Pindamonhangaba e a InvestSP teve papel fundamental na estruturação e viabilização do projeto. “A missão da InvestSP é viabilizar o desenvolvimento sustentável de São Paulo. Um projeto dessa dimensão é transformador para a economia da região do Vale do Paraíba, com geração de empregos e compromisso com o meio ambiente”, afirma Gustavo Diniz Junqueira, presidente da InvestSP.

Durante a fase de construção, a obra gerou cerca de 2.500 postos de trabalho, em sua maioria preenchidos por profissionais da região. A partir da expansão, a fábrica irá agregar 90 profissionais, entre funcionários da Novelis e de empresas parceiras.

Sustentabilidade

A reciclagem e o conteúdo reciclado têm sido, e continuarão a ser, peças fundamentais da jornada de sustentabilidade da Novelis. Com a expansão, a empresa chega à capacidade de 490 mil toneladas de alumínio reciclado, o que estrategicamente está associado às metas de redução de pegada de carbono e aumento de conteúdo reciclado. Além disso, os equipamentos instalados possuem tecnologias que permitem o uso ainda mais eficiente de água e energia.

Recentemente, a Novelis anunciou um compromisso global de sustentabilidade de longo prazo, com o objetivo de se tornar uma empresa neutra em emissões de carbono até 2050. O primeiro passo para isso será atingir o compromisso de reduzir a pegada de CO2 em 30% até 2026. A empresa também está comprometida em reforçar o modelo de economia circular do negócio, além de promover um local de trabalho mais diverso e inclusivo.

Com suas novas metas ambientais, a Novelis se compromete com: Neutralidade de carbono até 2050; 30% de redução na emissão de CO2 até 2026; 20% de redução de resíduos para aterros até 2026; 10% de redução na intensidade de energia até 2026; Redução de 10% no consumo de água até 2026.