Toyota e Green Way for Automotive fecham parceria técnica para desmontagem e reciclagem veicular

Iniciativa está relacionada ao Desafio Ambiental Toyota 2050 e visa contribuir para o estabelecimento de uma sociedade baseada em sistemas de reciclagem.

A Toyota e a Green Way for Automotive (GWA), startup sediada em Gravataí (RS), firmaram parceria para promoverem métodos e técnicas de desmontagem adequada e reciclagem de veículos em fim de vida no Brasil. O reconhecimento e apoio a este tipo de iniciativa está diretamente ligado a um plano global da Toyota Motor Corporation. Até 2050, ao menos 100 projetos com a mesma finalidade serão reconhecidos pela companhia e implementados em todo o mundo, mirando uma sociedade cada vez mais baseada em sistemas de reciclagem.

Desde 2017, diversas pesquisas foram realizadas pela equipe Toyota (matriz e filial brasileira) com o intuito de identificar potenciais empresas para o estabelecimento de um projeto conjunto no País. Foram visitadas 13 entidades de quatro estados – São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná – para assegurar as boas práticas, regulamentação e os processos corretos para a reciclagem veicular. E a GWA cumpriu com os requisitos necessários.

Paralelamente, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), com suporte da Toyota do Brasil e outras associadas, desenvolveu o manual de destinação de materiais veiculares no intuito de estabelecer as melhores práticas nacionais e internacionais para unidades de desmontagem veicular. O Manual pode ser visualizado neste link.

“A partir dessa escolha, pudemos unir a expertise da GWA aos padrões que temos globalmente. Passamos por processos de auditorias, acordos técnicos, fornecimento de guias de desmontagem veicular e informações técnicas para aprimorar a operação”, afirma Viviane Mansi, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe. O objetivo, segundo a executiva, é minimizar cada vez mais os impactos ao meio ambiente e contribuir para uma sociedade consciente e sustentável.

A contribuição da Toyota junto à GWA se deu por meio de orientações durante acompanhamento de desmontagens de carros em fim de vida para garantir o tratamento adequado de óleo residual, fluídos e gases visando a prevenção da contaminação da água e do solo, poluição e aquecimento global.


Continua depois da publicidade


A escolha da GWA para essa parceria técnica é um importante passo dentro do Desafio Ambiental Global 2050 na América Latina, uma vez que este foi o primeiro projeto reconhecido pela matriz da Toyota na região.

“O Brasil possui um enorme passivo de veículos em final de vida útil que precisam de um processo adequado de descontaminação para viabilizar a sua reciclagem de forma segura e correta. Estamos muito felizes com essa parceria e com a visão de futuro do Grupo Toyota. Esperamos construir um belo e sólido caminho para a reciclagem automotiva no país” destaca Wladi Souza, Diretor Comercial da GWA.

A GWA pretende, até 2030, descontaminar e reciclar 100 mil toneladas de resíduos automotivos e reaproveitar até 85% de um veículo no final de vida. “Contribuiremos de todas as formas para que esta meta seja alcançada com sucesso pela GWA”, finaliza Mansi.