Designer Industrial usa tecnologia Autodesk para tornar melhor a vida de pessoas com deficiências

O Designer industrial Ubiratan Bizarro Costa inaugurou seu escritório de design de produto, Bizarro Design, em 1991. Porém, há cinco anos entendeu que existia uma oportunidade para criar produtos para pessoas com limitações físicas pois o mercado não dispõe de muitas opções para esta fatia da população.

Habituada a usar tecnologia Autodesk, o primeiro projeto desenvolvido com AutoCAD, foi um exoesqueleto. O objetivo era fazer com que um cadeirante fosse capaz de levantar e caminhar com o auxílio do recurso.
"Foi difícil, mas consegui concluir o projeto com sucesso. A área de acessibilidade precisa muito de design por ser um setor defasado no que diz respeito a soluções. O desafio é grande, mas a oportunidade é enorme", afirma Ubiratan.

Ainda com o AutoCAD e com o sucesso conceitual e comercial do exoesqueleto, o designer industrial embarcou em um novo desafio: criar luvas para permitir que o famoso maestro João Carlos Martins, pudesse voltar a tocar piano.

"Fiquei comovido ao ver o encerramento da carreira dele em um programa de televisão. Se eu já tinha trabalhado em um projeto tão complexo como o exoesqueleto, embarcar na ideia de luvas biônicas seria mais fácil. Assim, contatei o maestro e desenvolvi o projeto com o apoio dele", conta.

O sucesso do projeto foi tão grande que não só o maestro pode retomar sua carreira como hoje as luvas são vendidas sob encomenda pelo site da empresa para todo mundo. "São diversos casos que enxergam na luva uma forma de superar obstáculos que um AVC, por exemplo, pode causar", explica.

Além do AutoCAD, Ubiratan tem utilizado o software Autodesk Fusion 360, onde está sendo desenvolvido e projetado seu próximo produto de acessibilidade. Trata-se de uma scooter adaptada para cadeirantes. Há diversos desafios no projeto como usar chapas de alumínio na carenagem para proteger o usuário e uso de adesivos para evitar o uso de tinta e assim manter o custo do produto baixo.


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O mecanismo de controle será todo manual e haverá duas rodas laterais na parte de trás para que haja apoio suficiente para o motorista. Uma porta adaptável também está sendo estudada, de forma a tornar o embarque e desembarque mais fácil e confortável. "O Fusion 360 é muito mais fácil de usar pois é menos técnico e complexo e ideal para design de produto", conclui o inventor.

O próximo passo é encontrar uma indústria parceira que ajude na fabricação em larga escala desses produtos, a fim de baratear o custo.




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