Becker inova com transportador de corrente tipo redler fabricado com aço Hardox

Metalúrgica do Rio Grande do Sul aplica solução inovadora em equipamento para evitar o desgaste e, como resultado, duplicou sua durabilidade, além de reduzir paradas e custos de manutenção.

A vida útil aumentou consideravelmente em um equipamento da Becker Metalúrgica Industrial com o uso de aços de alta resistência no processo de fabricação. A empresa de Gravataí, Rio Grande Sul, com 75 anos de experiência e focada no setor agroindustrial, desenvolveu um transportador de corrente tipo redler para transporte de biomassa, grãos, cinzas, farelos, com fundo revestido em Hardox® 500 e as chapas laterais em Hardox® 450. Como resultado, obteve o dobro do tempo de vida útil e outros benefícios do equipamento, como menos paradas para a troca dos revestimentos.

Há três anos, o equipamento era feito com o fundo e laterais revestidos em aço estrutural de alta resistência de 6mm. “Esse material durava aproximadamente um ano mais ou menos antes de se fazer a troca”, diz Décio Becker, diretor técnico da Becker Metalúrgica Industrial. “Quando passamos a fabricar o equipamento com o aço Hardox®, nos chamou a atenção, pois tivemos um ganho bem considerável naquele período e hoje é ainda maior: temos casos de equipamentos que estão trabalhando há dois anos com o mesmo material”, comenta.

O diretor da empresa afirma que a busca por uma nova solução foi motivada pelo desgaste sofrido no fundo do equipamento, devido ao atrito do produto com o aço e também pelo arraste da corrente metálica que transporta o material. “O movimento de arraste da corrente com o produto gerava um desgaste muito grande na chapa do fundo e nas laterais, pois são equipamentos que trabalham com fluxos de 100 até 500 toneladas por hora de produto”.

Ganho na fábrica

O custo de estoque na Becker foi reduzido. “Tínhamos que comprar um lote mínimo da usina do material que trabalhávamos antes. Hoje, com o aço Hardox®, podemos comprar as chapas de acordo com as OPs da fábrica”, salienta Décio Becker.


Continua depois da publicidade


Antes, também era preciso processar o aço estrutural de alta resistência em terceiros. Hoje, utilizando o Hardox®, o processamento é feito internamente.

A Becker Metalúrgica Industrial desenvolve equipamentos de maior qualidade para o mercado e se torna inovadora em utilizar aço de alta resistência nesse tipo de indústria. “Com o Hardox®, começamos a trabalhar com espessuras menores, ou seja, reduzimos o peso do equipamento mesmo mantendo uma resistência ainda maior daquilo que fabricávamos, o que facilita o processamento e o manuseio dentro da fábrica”, afirma o diretor da empresa.

Tempo menor de parada e de manutenção

Para o segmento de transportadores, o que mais gera valor e competitividade é a redução de paradas dos equipamentos por manutenção. “A própria durabilidade levou para o cliente final outros ganhos, pois, este equipamento é apenas um item de todo um processo”, avalia Décio.

Quando fabricado com material de aço estrutural de alta resistência, a manutenção levava em torno de cinco dias, o que acarretava muito tempo de inatividade na produção e toda uma programação para esta revisão. Com o aço Hardox®, a troca do fundo passou a ser feita apenas uma vez por ano e somente um dia de verificação. “Só no segundo ano de vida do equipamento eles param, com menor tempo de troca, porque o material, mesmo sendo trocado, ainda está em melhores condições que o anterior e facilita sua remoção”, analisa o diretor. “Com equipamentos que transportam 200 toneladas de produto por hora, trabalhando 24 horas por dia, durante cinco a sete dias na semana, o cliente final ganhou 2.400 toneladas a mais de produto transportado por ano”.

Alteração na produção

Para trabalhar com o aço Hardox®, a fábrica da Becker Metalúrgica Industrial fez algumas adaptações. “Mudamos o processo de produção por conta da dureza do material”, comenta. Anteriormente, em uma parte do equipamento, era feita uma furação para encaixar o parafuso. Hoje, com o aço de alta resistência, passaram a fazer montagem com o parafuso já soldado. “Com o suporte da SSAB, implementamos um novo processo: ao invés de fazer a furação para depois colocar o parafuso, colocávamos o corpo do parafuso já soldado na chapa, o que facilitou até o processo de montagem. Isso trouxe um ganho de tempo nos nossos processos internos”, descreve Décio.

A Becker Metalúrgica Industrial Metalúrgica faz parte da rede de parceiros do “Hardox® Wearparts”, um grupo seleto de empresas com capacidade técnica para processar os aços de alta resistência da SSAB. “Há cinco anos, começamos a incorporar aos poucos o aço Hardox® na fabricação de equipamentos. Começamos a utilizá-lo fabricando martelos para moinhos”, destaca. “Também, fizemos um trabalho de trocar algumas peças que fazíamos com outro aço com tratamento térmico e tivemos um ganho também, pois esse processo era terceirizado e hoje não precisamos mais desse serviço”, compartilha Décio Becker. Com o tempo, a aproximação com a SSAB foi maior. Em 2017, o diretor técnico da empresa foi para a Suécia acompanhar o Swedish Steel Prize, premiação que reconhece os avanços da engenharia e projetos inovadores com aplicações de aços de alta resistência. No ano seguinte, a empresa foi convidada a fazer parte do programa “Hardox® Wearparts. “Em 2018 formalizamos a parceria e foi quando começamos a entrar no mercado de aços especiais e de alta resistência”.

Futuro

No segmento que atua, Décio comenta que muitos de seus clientes não tinham conhecimento desse tipo de aço. “Começamos produzindo o transportador para esse cliente e agora, ele solicita o aço de alta resistência Hardox® no maior número possível de itens no novo projeto”, afirma o diretor, ressaltando que está desenvolvendo mais dois tipos de transportadores e uma peneira especial em Hardox®. “É um grande desafio, pois o aço exige máquinas mais robustas. Essa adaptação já fazia parte do nosso planejamento e estamos nos preparando para atender outros mercados com novos equipamentos e ferramental”.

Com o mercado aquecido, a Becker Metalúrgica Industrial continua apostando em soluções inovadoras para transportar qualquer tipo de sólidos. “Começamos a utilizar o Hardox® na mesma aplicação para todos os nossos clientes, para o fundo e em alguns casos, no fundo e nas laterais”, diz Décio Becker.

“Continuamos acreditando nesse projeto e no desafio da parceria com a SSAB. A curva de aprendizagem é grande, mas enxergamos com bons olhos um futuro promissor”, finaliza o diretor.

Localizada em Gravataí, no Rio Grande do Sul, a Becker Metalúrgica Industrial completa em 2020 75 anos de mercado como uma empresa familiar e reconhecida como uma indústria metalúrgica fabricante de equipamentos robustos, como a fabricação de transportadores, para os segmentos industrial, agrícola, armazenagem de cereais e componentes industriais.