Sandvik Coromant apresenta soluções de ferramentas para o mercado de eMobility

Em evento realizado nesta quarta-feira (28), executivos da Sandvik Coromant apresentaram as últimas inovações da empresa em soluções focadas no mercado de eMobility para veículos híbridos e eletrônicos. As demonstrações de ferramentas do setor foram transmitidas do Centro de Schaumburg, nos Estados Unidos, para jornalistas de diferentes países das Américas. Entre as demonstrações, a série M5 de fresas para alumínio e as novas classes de pastilhas GC4415 e GC4425 para torneamento de aços.

A Agenda 2030 - para meta de diminuição de CO2 - tem puxado muitas empresas automobilísticas a tornarem seus processos mais eficientes. Regulamentações federais e locais, também impulsionados pela Agenda, incentivam e pressionam a produção de carros mais sustentáveis. Paralelamente, montadoras e fornecedores inovam para tornar também seus produtos mais amigáveis ao meio ambiente. A indústria de ferramentas não fica de fora desse movimento. O setor tem acompanhado a evolução da indústria e dos componentes propícios ao mercado de eMobility - há mais de 15 anos, no caso da Sandvik Coromant.

Com grande parte dos clientes provenientes do setor automotivo, Brent Marsh, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Automotivos das Américas, ressaltou que a Sandvik Coromant tem acompanhado a evolução do mercado e o processo de inovação junto com os clientes do segmento. Para ele, essa é a única forma de se manter competitivo. “As empresas que não acompanharem as mudanças, serão deixadas para traz”, disse.

Conforme se expande o mercado de eMobility, mais os clientes da Sandvik Coromant os procuram para resolver novos desafios com componentes, sobretudo no que diz respeito ao corte e fresa de alumínio. O metal é leve, funcional e durável, uma das chaves da engenharia de materiais para híbridos e eletrônicos. 


Continua depois da publicidade


“A seleção adequada de ferramentas e a aplicação correta de fresas otimizadas resolvem os desafios da usinagem de componentes de transmissão de alumínio para OEMs e fornecedores de nível”, disse a empresa em comunicado.

Entre as soluções de ferramentas desenvolvidas a partir do desafio de fresamento do alumínio, a Sandvik Coromant apresentou a série M5 de fresas que melhora a qualidade da superfície, reduz o custo por unidade e aumenta a produtividade de peças como caixas de transmissão.

A Série M5 de fresas são especificamente projetadas para ligas de alumínio e incluem:

  • M5C90 – fresa de faceamento para alumínio em uma só operação
  • M5B90 – superacabamento
  • M5Q90 – operações de desbaste do primeiro estágio
  • M5R90 - desbaste e semiacabamento 
  • M5F90 - desbaste e acabamento em uma só operação 
  • M610 - acabamento de materiais bimetálicos (Al e GCI)
M5F90 

Torneamento de aço

Entre os principais desafios do torneamento para componentes de aço, segundo os especialistas da Sandvik Coromant, estão:

  • Obter mais peças por aresta
  • Aumentar as taxas de remoção de material
  • Reduzir os tempos de ciclo
  • Minimizar o desperdício de material
  • Otimizar os níveis de estoque

A partir desses desafios, a empresa apresentou as seguintes soluções para torneamento: 

GC4425 e GC4415: nova geração de pastilhas de próxima geração com melhor resistência ao desgaste, resistência ao calor e tenacidade e superam a concorrência na maioria das aplicações de torneamento de aços.

T-Max P: ferramentas para torneamento produtivo de peças de grande e médio porte para torneamento longitudinal e frontal, perfilamento, desbaste ao acabamento. Torneamento externo de peças de médio a grande porte e torneamento interno de furos de grande diâmetro.

CoroTurn 107: Ferramentas para torneamento interno e externo de peças delgadas. Permite fluxo desobstruído de cavacos, excelente controle de cavacos e excepcional acabamento de superfície.

PrimeTurning: Metodologia e ferramentas que permitem tornear em todas as direções com mais eficiência e produtividade do que o torneamento convencional.




Comentários