Eaton inicia modernização em fábrica de São José dos Campos

Unidade que produz válvulas de motores receberá tecnologias e soluções de automação da indústria 4.0

A Eaton iniciou um amplo processo de modernização de sua fábrica de São José dos Campos (SP), onde produz válvula de motores. A unidade, que completou 63 anos de operação no dia 22 deste mês, fornece seus produtos para diferentes aplicações da indústria automotiva, como veículos leves e comerciais pesados, além de máquinas agrícolas e de construção, motores estacionários e marítimos, tanto para o mercado interno original (OEM) e reposição, além de exportações para países da Europa, Ásia e Estados Unidos.

“O projeto de modernização, que tem um cronograma de melhorias até 2022, prevê a introdução de novas tecnologias de manufaturas e equipamentos de última geração, com soluções de automação e da indústria 4.0”, comenta Alexandre Moraes, diretor da fábrica da Eaton em São José dos Campos.

O executivo reforça que a demanda é um dos fatores que impulsiona o processo de modernização. Lançamentos recentes no País, tanto de automóveis quanto comerciais pesados são equipados com válvulas Eaton e embora a empresa não revele os clientes, há novos fornecimentos já previstos para 2021.

Além da renovação da fábrica, a Eaton está investindo no desenvolvimento de válvulas ocas para motores turbo, visando também o mercado de reposição.

“Acreditamos na migração do segmento de veículos leves para a aplicação de motores turbo. Nossa previsão é que em poucos anos 50% dos veículos do segmento sejam equipados com esse tipo de motor, por isso, estamos preparados para essa migração que requer um processo de fabricação diferente”, complementa Marcos Janasi, diretor geral para automóveis e picapes da Eaton.