Skam desenvolve equipamentos para ambientes sujeitos a explosão

Fonte: Vervi Assessoria e Comunicações - 01/10/07

Empresas e indústrias que lidam com produtos inflamáveis não podem prescindir de algumas medidas e precauções para evitar acidentes graves. O simples acionamento de um motor em determinado ambiente onde gases e vapores são gerados, por exemplo, pode produzir uma pequena faísca, o que é suficiente para provocar uma explosão.

Com base nisso e visando atender a esse mercado específico, a Skam, tradicional fabricante de equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais, desenvolveu a linha EX. São máquinas como empilhadeiras, guinchos e transpaleteiras, fabricadas sob encomenda, e que contam com uma blindagem que as torna adequadas para operação em áreas de risco.

De acordo com o engenheiro Maks Behar, presidente da Skam, na verdade a empresa iniciou a fabricação desse tipo de máquinas em 1990, mas com a queda da demanda que se verificou nos anos posteriores, os certificados acabaram prescrevendo. “Decidimos voltar a focar a atenção nesse segmento porque verificamos uma tendência de reaquecimento desse mercado”, explica Behar.

Nesse sentido, a Skam precisou reiniciar todo o processo de testes das máquinas para obter a certificação do INMETRO. “Foram seis meses de trabalho árduo junto às autarquias competentes para conquistarmos todos os certificados exigidos, os quais asseguram, para as empresas que encomendam e adquirem os equipamentos EX da Skam, de que estes realmente são adequados para trabalhar em ambientes hostis e sujeitos à explosão”, justifica Behar.

Luiz Gallo, gerente comercial da Skam, ressalta que os equipamentos da linha EX possuem painel de controle em caixa blindada, além de acelerador e tomada da bateria à prova de explosão. "Os motores e o painel de comando também são blindados para que possam ser acionados tranqüilamente, mesmo em áreas em que substâncias inflamáveis estejam presentes e em concentrações suficientes para produzir misturas explosivas". Devido a essas características, os equipamentos da linha EX são ideais para trabalhar em ambientes onde existe a presença de gases e vapores decorrentes de reparos, manutenções e operação de outras máquinas, ou mesmo, onde exista risco de acidentes como, por exemplo, derramamento de material, causados por falha humana.

Outras aplicações das máquinas Skam EX são em áreas de armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis e em ambientes abertos em que são feitas as transferências desses materiais para tanques ou barris, e ainda em indústrias onde podem ser gerados pós eletricamente condutivos. "Indústrias e empresas de diferentes setores de atuação, como as de petróleo e gás, químicas e eletroeletrônicas, que lidam diariamente com misturas potencialmente explosivas, como acetona, álcool, amônia, benzeno, butano, gasolina, nafta, vapores solventes de laca, entre outras, constituem o público alvo da Skam para essa linha de máquinas", detalha Gallo.

Mas o gerente lembra ainda que o espectro é amplo. Inclusive as agroindústrias, que trabalham com manuseio de grãos, ou mesmo as fábricas de pulverização de carvão, também são potenciais usuários. "Além da qualidade e da ótima relação custo/benefício que é comum a todas as máquinas fabricadas pela Skam, a linha EX agrega também a segurança absoluta para a movimentação de materiais em ambientes hostis e de alta periculosidade", conclui.

Mais informações sobre a Skam clique aqui