Como dimensionar um grupo gerador para o seu negócio

A Cummins Brasil, fabricante de grupos geradores, é a única companhia a produzir todos os componentes que compõem o equipamento: motor, alternador, filtro e controlador.

Segurança e continuidade nas operações para garantir que os sistemas continuem operando numa eventual falta de energia. Quando dimensionado corretamente, incluindo estudos de consumo em horários de pico, um grupo gerador é um verdadeiro aliado para evitar a inoperância de sistemas de controle de acesso e segurança, além de toda a operação de uma empresa .

A Cummins Brasil, fabricante de grupos geradores localizada em Guarulhos (SP), destaca-se no mercado por ser a única companhia a produzir todos os componentes (as soluções são integradas) que compõem o equipamento: motor, alternador, filtro e controlador.

De acordo com Ricardo Graciolli, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Power Generation, para determinar o melhor grupo gerador ao seu negócio, o cliente deve inicialmente definir o perfil de utilização de energia elétrica, ou seja, se busca energia de backup para situações de emergência e desabastecimento por parte da concessionária ou uma forma de economia e fornecimento de energia alternativa por períodos mais longos.

O passo seguinte é definir a potência total que necessita alimentar. “Com isso, conseguimos verificar quais os modelos de geradores disponíveis na faixa de potência e também os combustíveis disponíveis para atender essa demanda”, afirma o engenheiro.


Continua depois da publicidade


O gerente de Power Systems da Distribuidora Cummins Brasil, Heber Jordão, acrescenta que o Diesel é sem dúvida o combustível mais acessível, com investimento inicial menor e também trata-se do mais indicado para aplicações em emergência.

“Já o gás, recomendamos para aplicações nas quais haverá geração de energia continuamente ou até mesmo cogeração, em que se utiliza os insumos térmicos do gerador para alimentar outros dispositivos como ar condicionado, caldeiras e chillers. No entanto, o uso de gás natural deve ser avaliado, pois não temos disponível em todas as regiões”, afirma Jordão.

Local de instalação - É fundamental avaliar o local da instalação de um grupo gerador, visando o correto fluxo de ar e adequando para que a entrada de ar frio na sala seja oposta à exaustão do ar quente para fora da sala. Outro ponto importante é checar o nível de ruído desejado para que não tenha problemas com os vizinhos ou dentro do próprio ambiente em que estará instalado o gerador. Acessibilidade também deve ser levada em consideração, pois neste local será necessário efetuar futuras manutenções, abastecimentos e operações do gerador.

“É indicado que em todos os casos aconteça uma visita ao local para que a equipe de engenharia da Cummins analise esses itens, além das questões logísticas por se tratar de um equipamento de grande porte, verificando o entorno da edificação, local para movimentação da carga e acesso às dependências do cliente”, reforça Jordão.

Vale acrescentar que a Cummins Brasil oferece soluções tanto para equipamentos que serão instalados em locais abertos utilizando carenagens ou para instalações dentro de edificações, com o uso de kits de atenuação de ruídos para salas, compostos por atenuador de aspiração, atenuador de exaustão, silencioso de escape e porta acústica. Nesses casos, os níveis de ruídos são reduzidos para condições aceitáveis de conforto, tornando possível utilizar geradores em ambientes críticos como hospitais e residências.

Atendimento Cummins - A companhia preza por um atendimento personalizado, já que o processo de definição de um gerador é muito particular. “Jamais uma solução se repete, pois cada cliente tem uma característica única, com um perfil de carga, local de instalação e principalmente necessidades e expectativas”, diz Graciolli.

Ainda de acordo com ele, todo o processo de atendimento da Cummins tem início com uma visita, ocasião em que serão levantados todos quesitos técnicos e também o perfil comercial da oportunidade, para que em seguida seja possível dimensionar o gerador, definir o quadro elétrico de transferência que conecta o gerador às cargas, escolher a melhor solução de acústica e só assim gerar uma proposta de fornecimento”.

A Cummins possui em sua equipe comercial, vendedores e engenheiros capacitados para fornecer a todos os seus clientes um atendimento personalizado, visando sua plena satisfação não só com produtos mas também com a excelência no atendimento. As vantagens de ter esse tipo de atendimento é que o cliente fica confortável por saber que tem uma equipe técnica e comercial suportando sua exata necessidade e onde podemos gerir o negócio e direcionar para o melhor equipamento Cummins, o que garante uma maior confiabilidade.




Comentários