Por que é tão difícil implementar inclusão social nas empresas?

Fonte: Fauxels/ Pexels.com
Fonte: Fauxels/ Pexels.com

Muito se fala sobre inclusão social em empresas, mas pouco é colocado em prática. Isso acontece por inúmeras barreiras, especialmente por causa do desinteresse, desinformação e preconceito das pessoas de um modo geral e menos por falta de tecnologia.

O que acontece é que 87% das empresas querem ser reconhecidas como companhias inclusivas, mas apenas 60% desenvolvem ações com este objetivo, segundo dados da Organização Mundial do Trabalho.

Isso nos leva a questionar se muitas empresas não estão meramente interessadas em aparentar que são companhias inclusivas, mesmo que não sejam realmente, apenas para atenderem às normas sociais e ao politicamente correto.

Contratar uma pessoa com deficiência não é ser inclusivo

Devido ao sistema de cotas sociais, uma empresa precisa compor seu quadro de funcionários com no mínimo de 2% a 5% de pessoas com deficiência (PCD) e, assim, praticar diversidade no recrutamento.

Mas se tornar uma empresa inclusiva vai além de apenas contratar funcionários PCDs. Esses profissionais precisam ser inseridos verdadeiramente, terem a chance de trabalhar em suas áreas de formação acadêmica e receberem oportunidades iguais de crescimento de carreira.

Inclusão social também se refere às minorias

Embora seja comum associar o termo inclusão com a contratação de pessoas com deficiência nas empresas, o termo é muito mais amplo e se refere a inclusão de negros, pessoas da comunidade LGBTQIA+, população acima de 50 anos, ex-presidiários, refugiados,portadores do vírus HIV, entre outros grupos.


Continua depois da publicidade


Infelizmente, pessoas que fazem parte dos grupos de minoria sofrem muito preconceito no ambiente de trabalho. Um filme que retrata isso muito bem é Filadélfia, que conta a história de um advogado que é demitido de uma grande firma de advocacia quando revela que é soropositivo”, comenta Erazo Rebello, jornalista do Late Night Streaming.

De acordo com uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho, o grupo menos representado nas empresas é de pessoas que deixaram o sistema penitenciário (99%), em seguida estão os migrantes (96,36%) e transexuais (93,33%).

Uma possível solução para este problema seja estimular políticas públicas que incentivem as empresas a desenvolverem suas próprias iniciativas de inclusão social baseadas na escuta ativa, não na escuta passiva.

A importância do ESG

A Governança Ambiental, Social e Corporativa - Environmental, Social and Governance (ESG) em Ingês - tem conquistado espaço nas empresas públicas e privadas e os colaboradores dessas companhias estão mais conscientes sobre a importância do combate à discriminação das minorias e da promoção à diversidade.

Outro ponto importante é que os objetivos e estratégias das empresas modernas estão sendo associados às métricas e indicadores em ESG que, por sua vez, impactam diretamente nos resultados trimestrais dessas empresas.

Como aprendizado, ressaltamos a importância de não apenas a companhia, mas cada colaborador se envolver em mais discussões sobre o tema, saber diferenciar o que é iniciativa do que é estratégia em inclusão social e entender que ESG não traz apenas impacto social, mas econômico.

Pare para refletir, quando uma equipe tem uma formação diversa, ela  consegue ser muito mais criativa, inovadora e competitiva e isso pode trazer um aspecto transformador nos negócios.


Tópicos: