ProFerramentaria é publicado e garante mais créditos para o setor ferramenteiro

Na última terça-feira, 10, foi publicada a resolução SFP104 relativa a regulamentação do ProFerramentaria para o Estado de São Paulo.  O programa é comemorado pelo setor como uma das mais estruturadas políticas setoriais da história do campo ferramenteiro nacional.

O ProFerramentaria vai permitir, de acordo com a resolução, a utilização de crédito acumulado do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e do ICMS para “a recuperação e capacitação da indústria de ferramentaria no Estado de São Paulo por meio da aquisição de bens de ferramentaria e equipamentos que resultem em melhoria de produtividade e competitividade”.

Apesar de ser uma conquista estadual, líderes do setor, como a  ABINFER - Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, afirmam que é prevista a ampliação do benefício para âmbito nacional. 

 

De olho o futuro

Com a conquista, o setor planeja sua ampliação nos próximos anos. Alguns dos objetivos elencados para garantir a evolução do campo são:

  • O fortalecimento e a consolidação da produtividade e consequente  da competitividade das ferramentarias, no sentido de habilitá-las a atender às demandas tecnológicas e gerenciais do mercado;
  • A constituição de uma estrutura de acompanhamento para vigilância da liberação dos recursos, a fim de permitir a total transparência e lisura do processo;
  • O acompanhamento o processo em período experimental de 6 meses para validar todas as regras;
  • O monitoramento dos impactos positivos e negativos do decreto para  sugerir as devidas correções necessárias;
  • A replicação do projeto nos outros estados com vocação automotiva, a saber MG, RJ, RS, PR, GO, BA e PE;
  • A articulação do desdobramento do modelo automotivo para outros setores da indústria, a saber eletroeletrônicos, embalagens, construção civil, entre outros.
 

Tópicos: