As 10 senhas mais comuns em todo o mundo

Nossa vida, ao poucos, se moveu para o espaço virtual, bem como muitas operações comerciais. Não vamos mais ao banco, mas sim ao site ou aplicativo em um telefone celular. Não vamos à loja, mas encomendamos produtos diretamente dos sites das empresas. 

Com o crescente número de violações de dados, cuidar de suas senhas é essencial como sempre. Uma senha não confiável pode causar muitos problemas.

Um dos principais elementos de uma senha forte é sua exclusividade. Portanto, hoje apresentaremos algumas das combinações mais comumente usadas em senhas por pessoas em todo o mundo.

Além disso, iremos apresentar algumas dicas de como gerar senhas mais fortes e como se proteger e prevenir ataques virtuais. Acompanhe este artigo até o fim para saber mais detalhes. 

As 10 senhas mais comuns em todo o mundo

Apesar dos especialistas em segurança recomendarem o uso de senhas fortes e exclusivas, junto com autenticação de dois fatores e gerenciadores de senha para mais segurança, as pessoas continuam usando senhas fracas que até mesmo um cibercriminoso iniciante poderia hackear em alguns instantes. 

Veja a seguir a lista das 10 senhas mais comuns em todo mundo:

  • 123456;

  • 123456789;

  • Qwerty;

  • senha;

  • 12345;

  • qwerty123;

  • 1q2w3e;

  • 12345678;

  • 111111;

  • 1234567890.

Existem muitas listas que documentam as senhas mais comumente usadas online - todas elas baseadas em diferentes estudos, mas o que todos eles têm em comum é a previsibilidade. 


Continua depois da publicidade


Se você possuí uma dessas senhas ou deseja proteger de forma mais eficiente suas contas, abaixo listamos uma série de soluções para melhorar sua segurança online. Se educar sobre segurança cibernética pode ajudá-lo a evitar grandes dores de cabeça no futuro.   

Soluções de segurança para proteger suas contas de tais ataques

Apesar de parecer um assunto completo existem muitas soluções simples de segurança que ajudam a proteger suas contas de ataques. Seguindo as 4 dicas a seguir você garantirá uma proteção extra para suas contas online.

1. Use um gerador de senha

Os geradores de senha são ótimas ferramentas que podem gerar senhas complexas em segundos. Infelizmente, eles ainda não são muito utilizados. 

Uma pesquisa recente da Kaspersky sugere que impressionantes 83% dos entrevistados inventam suas senhas em vez de usar algum tipo de ferramenta que fará isso por eles. 

2. Revise todas as contas e exclua aquelas que não estão mais em uso

Se um site pequeno e obscuro for violado, os usuários podem nem mesmo saber que suas informações foram expostas. Evite compartilhar informações com sites suspeitos e revise frequentemente suas contas.

Você pode visitar haveibeenpawned.com para verificar se seu e-mail já foi comprometido em algum site. Outra ferramenta interessante são as redes virtuais privadas, aqui você encontrará alguns reviews sobre VPN’s.

3. Use 2FA quando possível

Seja um aplicativo, dados biométricos ou chave de segurança de hardware, as contas ficarão muito mais seguras com uma camada extra de proteção. A autenticação de dois fatores é um método aceito por muitas plataformas online. 

4. Certifique-se de verificar regularmente as contas em busca de atividades suspeitas

Se houver algo incomum em algumas de suas contas online, a senha deve ser alterada imediatamente para evitar maiores problemas. 

Como não ter suas senhas roubadas

Não é suficiente pensar em uma senha confiável - você ainda precisa ter cuidado para não revelá-la a hackers. Armazenar senhas em sua cabeça é o primeiro passo. 

Mas isso não é suficiente porque os hackers podem interceptá-los no momento de sua entrada em algumas plataforma online. Para manter suas senhas privadas, tente:

  • Criar uma nova senha para cada serviço importante.

  • Ative a autenticação de dois fatores sempre que esta opção estiver disponível.

  • Não salve senhas no navegador.

  • Não insira senhas em sites sem um certificado SSL.

  • Não confie e nem dê sua senha a ninguém. Até para amigos e, até mesmo, para os familiares.

  • Mude sua senha toda vez que sentir que ela pode ter sido roubada. Caso contrário, altere sua senha pelo menos uma vez a cada 6 meses.

Você não pode evitar esse problema. Mesmo que você não compre produtos online e nem use a Internet, seus dados ainda podem vazar. 

A digitalização do negócio leva ao fato de que, mesmo que você simplesmente mostre um passaporte na agência de viagens ou pague com cartão na loja, esses dados podem vazar de uma empresa terceirizada que prestou algum serviço para essas empresas.


Tópicos: