Instituto Mauá de Tecnologia inaugura laboratórios no mês do engenheiro civil

Instituição de ensino ainda promoverá evento com palestras e lançamento de livro voltado para profissionais da área

O Instituto Mauá de Tecnologia realizará em 3 de outubro, no seu campus, localizado em São Caetano do Sul, a 4.ª edição do Dia do Engenheiro Civil. A data marca também a inauguração dos novos laboratórios da instituição de Solos, Pavimentos e Geossintéticos, que têm como principal objetivo complementar a formação dos alunos, incentivando cada vez mais a realização de aulas práticas. 

Segundo o professor Fernando Lavoie, do curso de Engenharia Civil da Mauá, os laboratórios possuem capacidade para executar a grande maioria dos ensaios das áreas. “Os espaços servirão também para auxiliar o desenvolvimento de pesquisas de TCCs, Iniciações Científicas e projetos dos professores e do Centro de Pesquisas. Além de serem uma ótima oportunidade para os alunos colocarem a mão na massa, explorando muito mais o conhecimento científico”, destaca Lavoie. 

Para a professora Flaviane Vallejo, também do curso de Engenharia Civil da instituição, o conhecimento adquirido pelos estudantes com o uso dos laboratórios será um diferencial no mercado de trabalho. “Esses profissionais se destacarão por darem importância ao controle tecnológico e a execução durante a obra, além de valorizarem os cuidados na elaboração de projetos e escolhas de materiais, que contribuirão para a qualidade e o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária de nosso País”, afirma. 

Além das inaugurações dos novos espaços, membros da ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) farão a premiação dos ex-alunos da Mauá, Leonardo Previti e Mariana Juarez, vencedores dos prêmios de Iniciação Científica. O ex-aluno Rodrigo Gomes da Rocha fará uma palestra sobre Inovações na Construção Civil, seguido pelo Secretário da Habitação do Estado de São Paulo, Sr. Flávio Amary. Para encerrar o evento, o engenheiro Roberto Salemme Corrêa lançará seu livro Por que algumas estruturas dão certo e outras não?. 


Continua depois da publicidade


O Dia do Engenheiro Civil da Mauá é aberto ao público e para se inscrever basta acessar o site. “Nosso objetivo é sempre dar uma boa visão para alunos, ex-alunos e à sociedade do que estamos fazendo, e de como todos podem participar do nosso contínuo processo de aprimoramento”, reforça a Coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, professora Cássia Assis.