Feira de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial começa nesta terça-feira, 7 de maio

Expomafe 2019 acontecerá no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Começa nesta terça-feira, dia 7 de maio, e vai até o dia 11 (sábado), a EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Na abertura da feira, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) apresentará em primeira mão os indicadores conjunturais do primeiro trimestre da indústria brasileira de bens de capital (veja detalhes abaixo).

Iniciativa da ABIMAQ e Informa Exhibitions, a EXPOMAFE 2019 é a principal feira do setor na América Latina e vai apresentar as últimas inovações de mais de 750 marcas nacionais e internacionais em máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, ferramentas de corte, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D, entre outros. São esperados mais de 55 mil visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países

NÚMEROS DA FEIRA:

Expositores: Mais de 750 marcas do Brasil e de outros 9 países: Alemanha, China, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e República Tcheca

Expectativa de visitação: Mais de 55 mil compradores, transformadores e profissionais do setor

Apoio: 69 entidades representativas nacionais e internacionais.

Eventos integrados: Mais de 120 horas de conteúdo

ABERTURA OFICIAL

DIA 7, ÀS 9H

O que poderá ser encontrado na Expomafe 2019:

1. Exposição 14-BIS e Demoiselle

Réplicas em tamanho real dos aviões 14-bis e Demoiselle, construídas pelo piloto e projetista Alan Calassa. O foco está na aplicação do uso das máquinas-ferramenta na fabricação dos motores instalados em ambos aeroplanos.


Continua depois da publicidade


Para a construção da réplica do 14-bis, Calassa precisou usar de engenharia reversa, uma vez que não havia registros do projeto original com as medidas e parâmetros. Ele se baseou na altura de Santos Dumont, no tamanho das rodas do aeroplano e em fotos de época.

2. Indústria 4.0

Um Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0 apresenta as principais tecnologias e conceitos envolvidos na Indústria 4.0. O projeto foi dividido em clusters com soluções tecnológicas e demonstrações práticas para demonstrar que sua implementação é viável em indústrias de todos os portes. 

Clusters: Manutenção Preditiva – Sistemas Pneumáticos, Robótica Segura – Interação Homem-Máquina, Sistemas Produtivos Inteligentes, Qualidade 4.0 – Autonomia e Inteligência Artificial em Processos, Manufatura Aditiva – Design Generativo, Gestão Digital, Virtualização Na Indústria, Ganhos com Dados Industriais, Manutenção Preditiva – Processos de Usinagem e Inteligência nas Máquinas.

3. Negócios

O Programa Brazil Machinery Solutions (mantido em parceria entre a ABIMAQ e Apex-Brasil) convidou 12 compradores, distribuidores e representantes estrangeiros de máquinas-ferramenta, automação industrial e afins para participar de reuniões pré-agendadas com 30 empresas brasileiras inscritas. Os compradores são dos países: Chile, Colômbia, México, Peru, Quênia e Turquia.

4. Robôs colaborativos

A interação entre homem e robô é uma das grandes tendências dos processos industriais nos dias de hoje. Várias empresas demonstram sua aplicação de forma prática e também lúdica:

RoboCoaster: robô de entretenimento muito utilizado em parques de diversão e em eventos de grande prestígio, segue normas de segurança rígidas para carregar pessoas. Pode ser aplicado também na indústria, em simuladores de voo ou sistemas de posicionamento humano em ambientes instáveis (Estande Temático)

Cubo Mágico: batizado de YuMi, primeiro e mais famoso robô colaborativo de dois braços faz a resolução de cubos mágicos (ABB)

Chope: dois robôs servem chope aos visitantes da feira de modo sincronizado: enquanto um abre a válvula para extrair a bebida, o outro posiciona o copo e oferece ao visitante (Yaskawa).

Chocolate: se o visitante responder corretamente às perguntas, um robô dança e entrega o chocolate para o acertador (Yaskawa)

Brindes: o robô entrega lápis de brinde aos visitantes (Pilz)

Segurança: o robô faz um processo de carga e descarga em um torno com monitoramento de segurança via scanner. Ele reduz a velocidade e até para nas “cortinas de luz” para oferecer proteção adicional de segurança ao operador (Kuka).

Robô equipado com um sistema de pele tecnológica sensível ao toque que reduz o tempo de reação quando entra em contato com um ser humano, mantendo os operadores seguros. Ele também reduz a velocidade quando o operador entra no ambiente e para quando se aproxima (Stäubli)

5. Lançamentos

A EXPOMAFE 2019 reúne mais de 750 marcas nacionais e internacionais. A ampla e variada oferta de produtos e soluções cria uma janela de oportunidades para a indústria se modernizar e ganhar produtividade e competitividade no novo ambiente de retomada do consumo.

Confira os lançamentos neste link: https://tinyurl.com/expomafe2019

6. Conhecimento

A EXPOMAFE 2019 contribui para o desenvolvimento profissional e tecnológico da indústria com seminários, palestras e workshops. Confira:

Roadshow VDI: Aplicação de diretrizes oficiais alemãs à indústria 4.0 no Brasil: Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha) e voltado para tomadores de decisão com autonomia para implementação de projetos rumo à Indústria 4.0, o evento demonstra os benefícios da aplicação de boas práticas alemãs documentadas de forma objetiva e acessível nas diretrizes da VDI para a indústria no Brasil.

Dia 8 de maio, das 14h30 às 17h30 – Mezanino (Sala 203)

Parque de Ideias: Promove a aproximação entre universidades e o setor produtivo, fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos países industrializados. Algumas das maiores instituições de ensino do Brasil apresentam seus projetos de inovação e ministram palestras: FEI, ITA, FAAP, USP, UNIP, FACENS, CEFET e Instituto Mauá de Tecnologia. Escolas técnicas e empresas expositoras que desenvolvem e utilizam soluções inovadoras para a indústria também ministram palestras.

Todos os dias, das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17)

SENAI - Escola Móvel de Indústria 4.0: Inovadora e moderna estratégia de ensino totalmente voltada à Indústria 4.0. A unidade volante percorre todo o Estado de São Paulo e capacita pessoas em cidades onde não há escolas físicas do Senai-SP. Integra as mais importantes tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como a Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Técnicas de Manufatura Aditiva: Prototipagem e Impressão 3D, Robótica Avançada, Sensoriamento, Análise de dados, Internet das Coisas e Computação em nuvem.

Todos os dias, das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17)

EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Expositores: mais de 750 marcas nacionais e internacionais

Setores: acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D

Público: mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países

Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito pelo site https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html

Mídias Sociais: facebook.com/expomafe / Linkedin: company/expomafe


Tópicos: