A CoroMill® 390 Lightweight é produzida usando a manufatura aditiva e reduz a vibração no fresamento com longos balanços

O peso mais leve da fresa aumenta a estabilidade e a produtividade

A Sandvik Coromant, líder na fabricação de ferramentas de corte, está sempre empenhada em desenvolver soluções que tragam aos seus clientes mais benefícios em seus processos: acabou de lançar a fresa CoroMill 390 Lightweight, com corpo produzido usando manufatura aditiva. O peso total mais leve da ferramenta ajuda a reduzir as vibrações e a melhorar a segurança durante a usinagem com longos balanços. Isso, por consequncia, também aumenta a produtividade.

A manufatura aditiva oferece uma maneira superior de produzir estruturas complexas com alta precisão e sem junções. O uso do processo pode criar peças mais leves, mais resistentes e mais flexíveis que nunca. Em relação ao corpo das ferramentas, a manufatura aditiva possibilita a geração de perfis e características que não eram possíveis com a usinagem. Além disso, quase todos os materiais podem ser impressos como, nesse exemplo, uma liga de titânio.

"Ao desenvolver nossa nova fresa CoroMill 390 Lightweight, o material foi estrategicamente removido para criar o desenho ideal da fresa e minimizar a massa,” explica Thomas Wikgren, Manager Product Application Management, Sandvik Coromant. “Esse processo é chamado de otimização topológica e faz com que a fresa seja mais compacta e significativamente mais leve que a versão convencional, ajudando as fábricas a impulsionar a produtividade das operações de fresamento com longos balanços. Além disso, uma distância mais curta entre o mecanismo antivibratório no adaptador e a aresta de corte melhora o desempenho e a segurança do processo.”

A segurança do processo é primordial em diversas aplicações de usinagem, assim como durante o fresamento com longos balanços, que é uma necessidade comum em peças usadas pelo setor aeroespacial e petróleo e gás. Aqui, a geração de características como cavidades profundas, por exemplo, pode ser comprometida devido à vibração, causando a lentidão da produção, redução da vida útil da ferramenta e acabamento superficial insatisfatório. A nova CoroMill 390 Lightweight é a solução. Associada aos adaptadores de fresamento Silent Tools™, essa combinação otimizada de ferramenta reduz a vibração, ajudando a aumentar a produtividade e a segurança do processo em aplicações difíceis que envolvam longos balanços. Além disso, o conceito inerente da CoroMill 390 permite a ação de corte leve para um desempenho de corte suave.


Continua depois da publicidade


CoroMill® 390 Lightweight pode realizar o faceamento de longo alcance, fresamento lateral e de cantos a 90 graus profundos, fresamento de cavidades e fresamento de canais. A ferramenta está disponível nos diâmetros de 40 mm (acoplamento tipo árvore 16) e 50 mm (acoplamento tipo árvore 22). Trs ou quatro pastilhas (tamanho 11) podem ser especificados para se adequar à aplicação. O passo diferencial e a refrigeração interna são fornecidas para todas as fresas.

Para mais informações, visite www.sandvik.coromant.com/pt-pt/products/coromill_390