Lindsay lança tecnologia inédita e inteligente de gerenciamento de pivôs

FieldNET Advisor™ combina todos os dados e cálculos complexos e fornece informações precisas e simplificadas da operação de irrigação ao produtor

Gerenciar um sistema de irrigação nem sempre foi tarefa fácil. Saber o momento certo que a lavoura precisa de água, a quantidade, o local e ainda ter certeza que os pivôs estão operando como o programado, acaba deixando o produtor sobrecarregado com tantas decisões importantes a se tomar.

Para resolver todos estes problemas, a Lindsay América do Sul, traz para o Brasil, as novas tecnologias exclusivas para o FieldNET. Esta, que é uma ferramenta de gerenciamento sem fio totalmente integrada e já consagrada mundialmente, agora ganha um suporte de decisão adicional e chega a um novo patamar com o FieldNET Advisor ™.

A tecnologia que será lançada oficialmente durante a Agrishow, que acontece de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto/SP, é uma solução de irrigação inteligente que proporciona ao produtor o suporte necessário para acabar com as dúvidas na hora de irrigar. Antes, essas informações estavam disponíveis em locais e dispositivos diferentes, o que não facilitava a atividade e ainda demandava mais tempo. Agora com a nova tecnologia, a tomada de decisões de manejo da irrigação é realizada com mais confiança e assertividade.

Em um único mapa ou exibição em lista, já é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água do solo, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura. Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque no botão em um smartphone, tablet ou computador.

De acordo com Bruno Perroni, gerente de tecnologia da Lindsay, o FieldNET Advisor ™, simplifica a vida do produtor, pois, reuniu mais de 40 anos de pesquisas acadêmicas, previsão de clima e dados de solo, como a já conhecida tecnologia do FieldNET para gerenciar os pivôs. “Isso tudo parece complexo, mas não é. Hoje, para irrigar com confiança, é preciso somente uma plataforma ou aplicativo. Ele envia as recomendações de irrigação e ainda programa automaticamente o pivô. É preciso apenas aplicar o plano, e claro, tudo em uma mesma tela”, destaca.


Continua depois da publicidade


Economia de até 20% de água

Outro grande diferencial do FieldNET Advisor ™, é a preocupação com a economia de água. Segundo o gerente de tecnologia, a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico, atingindo o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, como foco em reduzir os custos com energia o uso da água, e claro deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs.

Clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção, e o mais importante que isso, reduziram o consumo de água. “Temos casos com economia de 40%, claro que depende da forma que o produtor irriga. Porém, na média, a economia tem sido entre 15% a 20%, isso significa redução de água, energia e maior retorno financeiro”, diz o profissional.

Com o FieldNET Advisor ™, o produtor também economiza tempo, pois, a tecnologia fornece as recomendações e alertas do manejo de irrigação mais rápidos e mais fáceis de entender. “Com certeza a tecnologia é um grande diferencial da empresa, por isso nossa ferramenta de manejo, integrada a já reconhecida plataforma FieldNET recebeu importantes prêmios nos EUA. Nossa ideia é mostrar como é simples tomar boas decisões de irrigação e executá-las, sem sair da mesma tela. A Lindsay simplificou a vida do produtor, e é isso que vamos mostrar na feira”, finaliza Perroni.

Outras soluções

Durante a Agrishow, o visitante poderá conferir o portfólio completo da Lindsay e suas tecnologias para irrigação, compostos por pivôs centrais e produtos resistentes e confiáveis e que têm a sustentabilidade como um de seus principais pilares.

A empresa também levará para a feira o novo e melhorado conjunto de rodas para pivô central chamado NFTrax, agora chamado NFTrax 2.0, com novo desenho e opções de garras mais altas.

A solução não utiliza ar nas rodas e com isso nunca murcham e minimizam a formação dos sulcos, economizando tempo, mão de obra e custos de reposição. Essa tecnologia ajuda os pivôs a não parar por atolamento. “A Lindsay sempre esteve focada em desenvolver e oferecer aos nossos clientes produtos de alta tecnologia que vão garantir facilidade e ganhos econômicos ao produtor”, finaliza o gerente de tecnologia.