Okuma participa da inauguração do novo centro da UCS

Fonte: Assessoria de Imprensa da Okuma - 29/08/07

Nos próximos dias 28 e 29 de agosto a Universidade de Caxias de Sul (UCS) inaugurará oficialmente o Laboratório de Novas Tecnologias da Produção (LNTP) – um novo centro de treinamento e pesquisa focado no segmento de moldes e matrizes, criado em parceria de cooperação científica e tecnológica com indústrias do setor metal-mecânico, entre as quais se inclui a Okuma, tradicional fabricante de máquinas operatrizes de origem japonesa. A idéia é que o local seja utilizado não apenas pelos estudantes e professores das instituições de ensino ligadas à UCS, como também pelos empresários e profissionais da região que tenham interesse em atualizar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias de usinagem.

Para o dia 28, a Okuma preparou uma palestra especial, que será apresentada pelo gerente de engenharia de aplicação e assistência técnica, Glauco Bremberger, no salão Atos (Bloco A), às 19h00 e que focalizará as tecnologias aplicadas nas modernas máquinas-ferramenta, destacando os conjuntos que compõem esses equipamentos, como a estrutura mecânica, guias de deslocamento, spindle e o CNC. Também serão abordados, de forma simplificada, os principais conceitos e  cuidados empregados nos projetos de fabricação das máquinas operatrizes, assim como os fatores físicos que costumam interferir no desempenho desses equipamentos no ambiente produtivo.  

No dia 29 de agosto, a Okuma fará uma apresentação institucional para empresários e executivos e participará, junto às demais parceiras da Universidade, da demonstração prática das máquinas que compõem o LNTP. De acordo com Alcino Bastos, gerente geral da Okuma, várias ferramentarias instaladas em Caxias do Sul e nas regiões próximas já estão investindo em máquinas com conceito HSM (High Speed Machining), mas muitas ainda  não sabem utilizar todo o seu potencial por falta de conhecimento.  “No novo espaço teremos a oportunidade de responder a todas as dúvidas e demonstrar, na prática, o funcionamento do nosso centro de usinagem de última geração, modelo Okuma MB 46 VA, munido com o controle THINC e que apresenta grande estabilidade térmica”, destaca.

Atualmente cerca de 300 ferramentarias estão instaladas em Caxias do Sul e em municípios vizinhos, compondo um setor forte e que está em pleno crescimento. A região figura como o segundo maior pólo metal mecânico do país e a cidade de Caxias do Sul, especificamente, disputa com Joinville a segunda colocação como maior centro aglutinador de empresas do segmento de ferramentaria do Brasil.

O Projeto

Desde a sua criação, em 1982, o Departamento de Engenharia Mecânica (DEMC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS)  desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão para empresas locais. O Laboratório de Novas Tecnologias de Produção (LNTP), segundo Rolando Vargas Vallejos, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade, representa uma evolução natural desses trabalhos e resultou de  uma parceria de cooperação científica e tecnológica entre o DEMC, a Escola de Educação Profissional de Farroupilha (ETFAR) e as empresas: Carl Zeiss Industrielle Messtechnik GmbH, Lesi Comércio e Representação Ltda., Okuma Latino Americana Comércio Ltda., Seco Tools Indústria e Comércio Ltda. e Secta Tools Indústria e Comércio Ltda. 

O novo espaço possibilitará a capacitação de profissionais para atuar na área de integração de sistemas produtivos, seja no chão de fábrica, ou na implementação de recursos modernos, ou ainda no desenvolvimento de novos processos. Nesse sentido, serão oferecidos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UCS, em programas de educação continuada, em parceria com empresas da região, e no desenvolvimento de pesquisas em conjunto com universidades nacionais e estrangeiras.

Saiba mais sobre a Okuma aqui
Tópicos:
  



Comentários