Grupo Volkswagen anuncia € 44 bi em novas tecnologias

Novo plano até 2023 inclui elétricos, direção autônoma e serviços de mobilidade

O Grupo Volkswagen investirá nos próximos anos cinco anos cerca de € 44 bilhões em eletromobilidade, direção autônoma, novos serviços de mobilidade e em processos de digitalização em seus veículos e fábricas.

O aporte representa um terço das despesas totais para o período 2019-2023 e resulta de um planejamento recém-concluído pelo conselho mundial da montadora.

“Um dos objetivos é acelerar o ritmo da inovação. Estamos focando nossos investimentos nos campos futuros de mobilidade e implementando sistematicamente nossa estratégia”, afirma o presidente do conselho administrativo do Grupo Volkswagen, Herbert Diess.

O plano é parte da estratégia de melhorar a rentabilidade de todas as marcas pertencentes ao Grupo Volkswagen. Este é mais um dos desdobramentos do dieselgate, que ainda terá forte impacto nas finanças da companhia nos próximos dois anos. 

Além do plano de investimentos, o conselho discutiu também o acordo de cooperação com a Ford para o desenvolvimento e produção de veículos e já admite que essa parceria poderá ir além dos comerciais leves. 

De acordo com o Grupo VW, as conversações com a Ford estão progredindo e as duas empresas se complementam em termos de produtos e regiões. Essa sinergia permitirá a redução de custos e melhora na rentabilidade pelo aumento da escala produtiva. O grupo alemão ressalta, no entanto, que as duas empresas permanecerão concorrentes.