Palestra "O Futuro do Aftermarket" será tema de evento anual com fornecedores da TECFIL

Chegada dos veículos elétricos ao Brasil e as projeções a partir de novos estudos internacionais serão também analisados

O futuro do setor automotivo e a chegada das novas tecnologias, que trarão impacto direto sobre o aftermarket, serão o tema central da palestra de Orlando Merluzzi, CEO da MA8 Consulting Group, durante o evento que premia os fornecedores da TECFIL, empresa fabricante de filtros automotivos e líder do segmento no País. O evento será no próximo dia 8 de novembro e ocorrerá em Guarulhos/SP.

“O fator mais impactante nos negócios do setor é a chegada dos carros elétricos, já que alguns modelos deverão estar disponíveis no mercado nacional no início de 2019”, destaca Orlando Merluzzi.  “Apesar das novas tecnologias preocuparem alguns fornecedores tradicionais, elas não afetarão o atual modelo de negócios tão cedo. Temos desenvolvido estudos nos países comprometidos com os comitês internacionais para redução de emissões, entre eles os principais atores do setor automotivo na Ásia, Europa e América do Norte e concluímos que o mercado de veículos elétricos, no Brasil, levará mais tempo para mudar a cara do aftermarket tradicional”, afirma.

Os estudos trazem mais tranquilidade aos atuais fornecedores e distribuidores de peças e componentes que, no futuro, eventualmente seriam afetados com a nova tecnologia da eletromobilidade. “A curva de crescimento das vendas de veículos elétricos é muito lenta, depende de incentivos e, ao invés de ser um risco para o atual modelo de negócios, consiste em mais uma oportunidade para o setor. O parque circulante dos veículos movidos com motores de combustão a gasolina, flex ou diesel, tenderá a crescer nos próximos anos, antes de começar a dividir espaço com os veículos elétricos”, finaliza o consultor e palestrante.

O 21° evento de premiação da TECFIL para fornecedores é restrito aos convidados da empresa e contará também com palestra sobre os novos rumos da economia no Brasil.