GE fornece serviço de reposição para uma das maiores usinas siderúrgicas do Brasil

A GE substituirá equipamento elétrico da Companhia Siderúrgica Nacional, uma das maiores e mais antigas siderúrgicas do Brasil

A GE Power foi selecionada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores produtoras de aço da América Latina, para substituir seu conversor na planta siderúrgica de Volta Redonda, no Brasil.

A Usina Presidente Vargas, localizada em Volta Redonda, tem capacidade anual de produção de 5,8 milhões de toneladas de aço. Inaugurada nos anos 40, é também uma das mais antigas usinas de grande porte do Brasil.

Buscando melhorar a confiabilidade e eficiência da usina, a CSN escolheu a GE para fornecer à usina um novo sistema de acionamento, incluindo o motor síncrono de 12 megawatts (MW), um gerador de 12 MW e um conversor para substituir o equipamento antigo. O novo conversor, operando a uma frequência de 50 hertz, será usado para fornecer energia para o equipamento já existente, uma vez que as bombas usarão a água de um rio próximo para o processo de aço.

“Nossa fábrica foi construída nos anos 40 e alguns equipamentos precisam de uma reforma. Confiamos na tecnologia e na capacidade da GE de fornecer um serviço de atualização que ajudará a manter a fábrica como uma das mais produtivas da região”, diz Douglas Gualberto, engenheiro sênior de desenvolvimento da Companhia Siderúrgica Nacional.

“O aço é usado em tudo, desde prédios, carros e eletrodomésticos”, explica Gagan Sood, CEO da Industry, Power e Wind, o negócio de Power Conversion da GE. “Nosso maquinário elétrico que economiza energia pode ajudar a melhorar a eficiência operacional e a confiabilidade do processo de fabricação de aço - como é o caso da siderúrgica da CSN - e ajudá-los a obter mais produtividade nas próximas décadas.”

“A GE tem uma vasta experiência e know-how no fornecimento de equipamentos elétricos que abastecem as siderúrgicas de todo o mundo. Continuamos a atender o setor com uma tecnologia mais eficiente em termos de energia e confiável que ajudará nossos clientes a oferecer excelência operacional”, disse Azeez Mohammed, presidente e CEO da divisão de negócio de Power Conversion da GE.