FIMACO DO BRASIL adota Solid Edge para o desenvolvimento de todo seu portfólio

Empresa se consolida no mercado nacional trazendo na bagagem vasta experiência e determinação para atender demandas brasileiras


A adoção do Solid Edge, software Siemens PLM de CAD 3D, foi fundamental para a FIMACO DO BRASIL aprimorar o desenvolvimento de todos os produtos do seu portfólio. Inaugurada em 2005, a filial brasileira já nasceu com a tecnologia Siemens integrada em sua operação. A empresa sentiu a necessidade de digitalizar o seu processo, que até então, contava com soluções diferentes para cada uma das etapas: desenho, produção, pré-vendas. O Solid Edge foi a solução encontrada para manter toda a linha de produção em um único software, de interface e usabilidade simples e também que permitisse a utilização em todas as frentes (projetistas, linha de produção e vendedores).

Na condição de “uma indústria para a indústria”, a FIMACO produz máquinas e equipamentos para diversos ramos da atividade produtiva que contam com o respaldo da Siemens para garantir alta tecnologia de modelagem, com precisão e capacidade de gerenciamento de dados.

Atualmente, o Solid Edge é utilizado para projetos de centrais termoelétricas, de tanques e equipamentos de rendering. Como a empresa nasceu no Brasil já com o software embarcado, a produtividade foi imediata em comparação a outras plantas. 

Gustavo Fux, diretor comercial da FIMACO DO BRASIL, explica que a chegada da empresa no mercado nacional em 2005 foi resultado da expansão dos negócios pela América Latina. “Atualmente, a Fimaco no Brasil é quem produz engenharia para a Fimaco Argentina. Sendo assim, os planos futuros da companhia envolvem a expansão do uso do Solid Edge para a sua matriz em Santa Fé”. O executivo também ressalta a possibilidade de expandir a adoção da tecnologia para as demais plantas da empresa além da importância da implementação do software para dar escala nos negócios.


Continua depois da publicidade


Devido à facilidade de adoção da tecnologia, o projeto de implantação do Solid Edge na filial brasileira ocorreu em três meses. Segundo Joi Tessari, gerente de engenharia que acompanhou o processo, os profissionais contratados já dominavam o software então foi tudo muito simples. “Praticamente instalar e trabalhar”, destacou. Além disso, Tessari garante que não houve problemas de compatibilidade com outras ferramentas, já que o Solid Edge foi integrado com o software já utilizado para gestão, bastando somente planejar a forma de estruturar os desenhos para que atendesse às necessidades da empresa.

Inaugurada em 2011, na cidade de Lontras em Santa Catarina, a FIMACO atende o mercado nacional e o latino-americano, com o desenvolvimento de soluções para plantas de rendering, tanques industriais de médio e grande porte e outros equipamentos especiais desenvolvidos sob demanda. 

Embora jovem no País, a Fimaco tem a sua história iniciada em 1968, na cidade de Santa Fé, na Argentina. A empresa foi fundada no país vizinho, começando suas atividades com a fabricação de silos para grãos. Ao longo dos anos, expandiu a sua operação para tanques, peças de reposição para caldeiras de locomotiva a vapor e fornecendo também peças de reposição para a empresa FIAT.

A Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de software para impulsionar a transformação digital da indústria, criando oportunidades para que os fabricantes percebam a inovação. Com sede em Plano, Texas, e mais de 140.000 clientes em todo o mundo, a Siemens PLM Software trabalha com empresas de todos os tamanhos para transformar a forma como as ideias ganham vida, a forma como os produtos são realizados e a forma como os produtos e os ativos em operação são usados e compreendidos. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite www.siemens.com/plm.