Ascenty instala usina de energia fotovoltaica no Data Center de São Paulo

Projeto e implantação de usina de energia foi realizado em parceria com as empresas Mendes Holler e Santa Paulina Engenharia para geração de energia limpa

A Ascenty, empresa líder no mercado de data center com foco na América Latina, anuncia a implementação de uma usina de energia fotovoltaica em sua unidade em Osasco. O projeto foi desenvolvido pela Mendes Holler e a Santa Paulina, empresas parceiras na construção dos data centers da Ascenty.

A energia solar é uma das grandes fontes para a obtenção de energia renovável. A instalação da usina fotovoltaica é uma alternativa e solução em grande escala para a captação e conversão da irradiação solar em energia elétrica para ser comercializada e ou utilizada.

Para operar em projetos de geração de energia limpa como os da Ascenty, a Mendes Holler, buscou no mercado internacional a tecnologia de placas fotovoltaicas com alto rendimento e eficiência, bem como certificadas pelo Inmetro. A instalação da usina solar, além de proporcionar melhora no índice de PUE (Power Usage Effectiveness), que mede a eficiência energética do projeto do data center, otimizou os custos com energia elétrica, uma das grandes preocupações das empresas de TI.

A Ascenty foi a primeira empresa de data center a obter a certificação ISO 14001, que garante conformidade com as boas práticas ambientais. A empresa mantém um compromisso com a sustentabilidade e promove o exercício de suas atividades respeitando as políticas ambientais e os recursos naturais por meio da prática de reciclagem e de seu uso de forma eficiente.

"Estamos focados em reduzir a geração de resíduos e prevenir a ocorrência de danos ambientais. Utilizamos procedimentos e tecnologias ambientalmente adequadas no gerenciamento dos produtos e serviços, visando à melhoria contínua do desempenho ambiental. A parceria com a Mendes Holler e Santa Paulina nos proporcionou um projeto de alta qualidade e eficiência para geração de energia limpa", comenta Roberto Rio Branco, diretor de marketing e institucional da Ascenty.

"No data center São Paulo, a Mendes Holler projetou uma usina fotovoltaica com capacidade de geração de 70MWh/ano, proporcionando para a Ascenty redução de despesas de energia com a concessionária já no primeiro dia de operação" explica Sérgio Colhado, Gerente de Operações do Grupo MH.


Continua depois da publicidade


Eduardo Mendes, CEO do Grupo MH, comenta que "a principal vantagem de uma usina solar é ser renovável e possuir baixo custo de manutenção, proporcionando retorno do investimento à curto prazo".