Otimismo na cerimônia de abertura dá o tom da Feimec 2018

Autoridades realçaram o papel estratégico da feira para o desenvolvimento da indústria brasileira de máquinas e equipamentos.

Nesta terça-feira, 24 de abril, foi dada a largada para segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, consolidada como a maior feira da indústria mecânica da América Latina. O evento, que terá como um dos focos principais a Indústria 4.0, conta com 460 expositores, representando 956 marcas nacionais e internacionais, e vai oferecer mais de 60 horas de conteúdo.

O otimismo da cerimônia de abertura deu o tom que deve marcar a feira durante toda sua realização, até o dia 28. João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), ressaltou a importância de perseverar e acreditar no Brasil com um futuro mais promissor.

Esse é o motivo da escolha pela indústria 4.0 como um dos destaques do evento, que apresenta uma nova versão de Demonstração de Manufatura Avançada. Para Marchesan, “o setor tem feito a sua parte em inovação tecnológica, mas é necessário ampliar os investimentos produtivos e reduzir sistematicamente os custos”.

Na ocasião, Jorge Arbache Filho, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, reiterou que a FEIMEC contribui para o processo de “reavivamento” do setor industrial. Para ele, “a indústria se tornou uma orquestradora de riquezas e precisa de incentivos”.

Yana Dumaresq, secretária-executiva do MDIC, por sua vez, acredita que o segmento vem mostrando sinais de recuperação e que a FEIMEC tem participação relevante. Para ela, “o momento permite boas expectativas”. A ideia cabe tanto para continuar com os investimentos na indústria 4.0 como para a capacitação de novos trabalhadores, o que vem ao encontro da filosofia da feira ao promover parceiras com entidades de ensino e empresas colaboradoras.

Também presente, o deputado Federal Vanderlei Macris, presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos no Congresso Nacional, reafirmou sua convicção que o setor industrial será cada vez mais fortalecido com parcerias, tanto em relação ao mercado externo como também no interno. O ideal, para o parlamentar, “é estabelecer uma política de estado para a indústria brasileira”.


Continua depois da publicidade


Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions, promotora da FEIMEC, afirmou na cerimônia de abertura que “essa edição tem um ambiente voltado a realização de negócios”, e uma prova disso é o crescimento de 65% da área de exposição ante a edição anterior, em 2016.

Marcos Monteiro, Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento de São Paulo ressaltou que “deve-se trabalhar e acreditar no que pode ser feito para o crescimento da indústria brasileira”.

FEIMEC 2018

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

 ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.

SERVIÇO

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br