Tendência urbana em compartilhamento de moradias, coliving integra pauta de painel do 90º Enic sobre a importância da informação para o sucesso do negócio

O comportamento do consumidor vem mudando numa velocidade muito rápida - o que exige uma ágil adaptação por parte do mercado imobiliário nacional -, e dois importantes pontos precisam ser observados pelas empresas do setor, no momento, para o sucesso dos seus negócios. O primeiro é ter a informação e o segundo é saber utilizá-la de maneira estratégica. Pensando nisso, a “Importância da Informação para o sucesso do negócio” será tema do painel da tarde do dia 18 de maio da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis (SC). O objetivo é falar sobre a importância da informação, tipo de informações disponíveis, análise e avaliação de tendência a partir dos indicadores; novas estratégias na obtenção de informações para conceber produtos e atrair o consumidor, e sobre a mudança de comportamento do consumidor, o que se esperar para o futuro e as implicações nos produtos imobiliários. 
 
A ideia, segundo Fabio Tadeu Araújo, sócio diretor da Brain – Bureau de Inteligência Corporativa, e um dos palestrantes do painel, é apontar aos empresários do setor da construção exemplos práticos de como informações utilizadas por empresas nos últimos 12 meses – extraídas de pesquisas públicas, como a dos Indicadores Imobiliários Nacional, até estudos contratos – determinou a definição de estratégias que resultaram em sucesso. “Se você não tem, por exemplo, informações sobre demanda, oferta concorrencial, oportunidades, escassez e tendência de mercado e produto, não tem como traçar estratégias que sejam vencedoras”, destaca Fabio Araújo, reforçando que “não dá para fazer estratégia baseada em feeling”. 
 
O palestrante Eduardo Pricladnitzk, sócio da Incorporadora Wikihaus, reforça que nunca se teve tanta informação disponível e de maneira tão acessível e barata como se tem hoje. “A questão é como usar essa informação a nosso favor e como usá-la de maneira correta”, diz.  No painel, Eduardo Pricladnitzk abordará o que há disponível de informação e como pode ser utilizada, através de metodologia, para aproximar à real necessidade do consumidor que quer comprar produtos”, diz. Também comentará o lançamento de empreendimento coliving, pela Incorporadora Wikihaus no segundo semestre de 2017, em Porto Alegre (RS), já com sucesso comercial (70% dos 58 apartamentos foram vendidos), o que demonstra o potencial do País em aderir à tendência.
 
Para o moderador do painel, Marcello Gomes, ex-presidente da Ademi-PE e diretor da Construtora & Incorporadora Nassau, “com o sistema de informações que já existe e que vai ser aprimorado com o apoio da CBIC, será possível começar um novo ciclo de desenvolvimento e investimento baseado em fundações mais sólidas. O mercado está em um nível de profissionalização em que ele não pode mais fazer de conta. As informações apontam para caminhos e eles têm que ser respeitados”. 
 
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a realização da Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção do Estado de Santa Catarina (Asic-SC), o 90º Enic será realizado de 16 a 18 de maio, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC). Os interessados em participar do encontro podem conferir a programação completa no site do evento e efetuar suas inscrições, clicando aqui.