Simpósio VDI-Brasil na FEIMEC 2018 discute e apresenta casos reais de aplicação de Big Data na atividade industrial

Palestras e painéis mostram que extrair valor do volume de dados armazenados melhora as decisões estratégicas e aumenta a competitividade das indústrias.

Big Data é um termo relativamente novo e hoje encontra-se no centro da discussão sobre qualidade, produtividade e competividade da atividade industrial. Como o próprio nome diz, trata-se do armazenamento e acesso a um grande volume de dados, mas o conceito e sua real aplicação vão muito além disso, como explica André Wulfhorst, vice-presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), chairman do VDI-Cluster Digitalização na Indústria e Gerente Sênior de Desenvolvimento de Rede e Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil.

“O termo ainda confunde muitas pessoas. A discussão não diz respeito à quantidade de dados obtidos e sim à qualidade de conclusões que você consegue abstrair dos dados que podem ser levantados com um custo cada vez menor. ” Para Wulfhorst, o mercado precisa urgentemente dar o próximo passo no acúmulo de dados para a inteligência analítica.

Esses dois fatores – a relevância e o desconhecimento – levaram a VDI-Brasil a escolher o tema “Big Data Brasil – Digitalizando Competitividade” para seu próximo Simpósio Internacional de Excelência em Produção, marcado para o dia 24 de abril, dentro da programação da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Simpósio inclui painéis de discussão de casos de aplicação real do Big Data em setores estratégicos, como Química e Farma, Alimentos e Embalagens e Indústria Metalomecânica. Os painéis são formados por especialistas da indústria e de universidades selecionados pelo VDI-Cluster Digitalização na Indústria.

Dois keynote-speakers abrem os trabalhos: pela Alemanha, o convidado é o professor Dr. Hans-Jörg Bullinger, senador da Sociedade Fraunhofer, que entre 2002 e 2012 ocupou o cargo de presidente da instituição e foi conselheiro dos chanceleres alemães Gerhard Schröder e Angela Merkel; representando o Brasil está professor Dr. Jorge Arbache, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, professor de Economia na Universidade de Brasília e membro do Conselho de Diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). O Simpósio é encerrado por um terceiro keynote-speaker, ainda a ser confirmado


Continua depois da publicidade


As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link, onde consta também a programação completa.

PLATAFORMA DE DIÁLOGO

A realização do simpósio dentro da FEIMEC 2018 não poderia ser mais apropriada, segundo Wilson Bricio, presidente da VDI-Brasil e da ZF América do Sul. Para ele, o setor de Máquinas e Ferramentas está no DNA da engenharia alemã e sua presença no Brasil, com soluções personalizadas para a realidade do País, é fundamental para a competitividade global da indústria nacional.  

“Por meio da parceria com a ABIMAQ e a Informa, conseguimos aproveitar a FEIMEC como plataforma de diálogo para discutir o rumo futuro deste vínculo tradicional. Acreditamos que a engenharia no Brasil tem um papel fundamental nesta discussão”, afirma.

Bricio lembra que esta é a terceira edição de uma parceria que tem se mostrado muito positiva – as anteriores foram na FEIMEC de 2016 e na Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, em 2017, quando o Simpósio tratou de Soluções Smart para a Indústria.

Para ele, a sinergia entre as empresas participantes da feira, os profissionais que a frequentam e os temas abordados pela VDI-Brasil é muito grande, o que enriquece o debate e propicia benefícios a todos.

O presidente da VDI-Brasil cita como outro exemplo dessa sinergia o Demonstrador de Manufatura Avançada apresentado de forma inédita e exclusiva na FEIMEC 2016, que contou com decisivo apoio institucional e operacional da entidade.  “A mini fábrica 4.0 foi resultado do esforço comum de várias empresas participantes, que proporcionou muito conteúdo para o Simpósio e recebeu elogios de boa parte do público presente.”

André Wulfhorst reforça que o Brasil precisa discutir como abstrair inteligência analítica e, consequentemente, valor, de dados levantados para a indústria. “Sentimos falta de uma visão estratégica no Brasil sobre como inserir a indústria nas cadeias globais de valor através da aplicação de Big Data. Nesta linha, a missão da VDI-Brasil vem ao encontro desta necessidade, pois nosso propósito é aproximar a engenharia alemã e as soluções encontradas no berço da VDI – a associação de engenheiros alemães – das necessidades do Brasil.”

SOBRE A VDI-BRASIL

Fundada em 1956, em São Paulo, e atualmente presidida pelo engenheiro Wilson Bricio, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) desenvolve soluções para a cooperação em engenharia, tecnológica e inovação entre os dois países.

A Associação oferece a engenheiros da academia e indústria uma plataforma parar encontrar respostas para desafios comuns e globais. Fruto desta discussão técnica conduzida por clusters temáticos, são derivados uma série de projetos de colaboração, publicações, eventos, simpósios e cursos. 

A VDI é reconhecida mundialmente e tem sua matriz na Alemanha, com mais de 155 mil associados, sendo a maior associação tecno-científica da Europa. No Brasil, é instalada desde 2018 no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) situado na Cidade Universitária.  

IDEALIZAÇÃO

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus cerca de 400 expositores, que representam mais de 700 grandes marcas nacionais e internacionais.

A abrangência dos segmentos representados na feira possibilita que empresários dos mais diferentes segmentos industriais deem início a projetos de modernização e ampliação de suas plantas para atender às novas demandas provocadas pela recuperação da economia brasileira.  Entre os muitos lançamentos da FEIMEC estão máquinas e equipamentos para todo tipo de indústria, soluções para automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamentos de superfícies, máquinas-ferramenta, motores, acoplamentos, redutores e engrenagens, e equipamentos para tratamento ambiental.

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, um dos maiores organizadores de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9 mil funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, perfazendo um total de 22 eventos setoriais.  Mais informações: www.informaexhibitions.com.br

SERVIÇO
FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Mais informações: www.feimec.com.br

Tópicos:



Comentários