IC882 e IC5820 Novas Classes de Fresamento de Alto Desempenho para Usinagem de Titânio, Aço Inoxidável e Ligas de Alta Temperatura

Novas Classes de Insertos de Metal duro de Fresamento para Usinagem de Titânio, aço inóx e ligas resistentes a altas temperaturas desenvolvidas pela Iscar.

Hoje, cada vez mais peças de titânio são necessárias para a construção de aviões modernos. A indústria aeroespacial apresenta constante necessidade de ferramentas de corte com maior desempenho para usinagem de titânio. Para atender a esta alta demanda de mercado, a ISCAR apresenta novas classes IC882 e IC5820, sinônimo de produtividade na usinagem deste material.

Essas classes englobam o Ti6Al4V comum e as ligas de titânio mais resistentes ao corte, tais como Ti-5Al-5V-5Mo-3Cr (Ti 5-5-5-3), Titânio Ti-10V-2Fe-3Al (Ti 10-2-3) e outras superligas.

A classe IC882 apresenta um substrato particularmente robusto. A resistência à fratura (K1c) que mede a resistência do material à propagação de uma rachadura no substrato é pelo menos 20% maior quando comparada com as classes de metal duro concorrentes. A classe IC882 com seu substrato de metal duro, o novo revestimento PVD e o tratamento pós-revestimento SUMO TEC®, melhora substancialmente a resistência ao impacto, à dureza a quente, a resistência à oxidação, ao desgaste do entalhe e resistência a formação de aresta postiça; todos contribuindo para uma vida útil prolongada. Resultados positivos na resistência ao desgaste e boa resistência ao lascamento permitem altas taxas de remoção de material e custos de produção reduzidos por peça.

A nova classe IC882 destina-se principalmente a usinagem de ligas de titânio e aços resistentes ao calor. Além disso, ele pode ser utilizado para fresamento de aços inoxidáveis e superligas de alta temperatura (HTSA) em velocidades de corte médias a altas, mesmo em condições de usinagem desfavoráveis ou cortes interrompidos. O intervalo de aplicação na tabela de materiais ISO da classe IC882 é M25-M45 / S20-S30.

A classe IC5820 possui um substrato de metal duro muito resistente, combinado com o novo revestimento CVD e o tratamento pós-revestimento SUMO TEC®. Possui uma resistência a impacto substancialmente melhorado, maior dureza a quente, resistência à oxidação, ao desgaste de entalhe e resistência a formação de aresta postiça. Isso contribui para uma maior vida útil da ferramenta, resistência ao desgaste e ao lascamento. A classe IC5820 permite o aumento das velocidades de corte que resultam em maiores taxas de remoção de material e redução do custo de produção por peça; é usado principalmente para fresamento de ligas de titânio.


Continua depois da publicidade


O intervalo de aplicação na tabela de materiais ISO da classe IC5820 é M20-M45 / S15-S25. Compreende velocidades de corte 20% a 30% maiores em relação às classes de metal duro conhecidas, essa classe requer abundância de líquido refrigerante, e seu melhor desempenho pode ser alcançado com refrigerante de alta pressão.