Características de desempenho chamam a atenção para a substituição dos rolamentos dos mancais pelas novas esferas da Igus

Entenda algumas vantagens que a substituição dos rolamentos dos mancais por esferas igubal podem trazer para suas aplicações que exigem movimentação

Os mancais flangeados e mancais de pedestal são expostos a cargas extremas, como sujeira e poeira. Seja em máquinas de construção ou sistemas de transporte para produtos de vidro ou argila. Ao mesmo tempo, os operadores de máquinas e fábricas precisam garantir uma lubrificação confiável. Agora, com as novas esferas da Igus feitas do plástico de alto desempenho iglidur J, os clientes podem confiar numa solução livre de lubrificação e de manutenção que pode ser usada dentro de segundos.

Mancais falangeados e mancais
de pedestal podem ser substituídos
por esferas igubal duráveis e livres
de lubrificação de forma
rápida e fácil.

Com o acumulo em excesso de sujeira, poeira e cavacos - tais condições muitas vezes representam um desafio extremo para os mancais flangeados e mancais de pedestal. Para garantir que os mancais metálicos não falhem diante desses cenários, eles requerem manutenção e lubrificação regulares. É por isso que a empresa especializada em “plásticos para movimentação” Igus tem esferas feitas do plástico de alto desempenho auto lubrificante iglidur J na sua gama de produtos. A característica especial do material é que o mancal não precisa mais ser lubrificado e é, portanto, livre de manutenção. As esferas estreitas igubal vêm diretamente do processo de moldagem por injeção e podem ser inseridas nos mancais de rolamentos flangeados ou de pedestal existentes , dentro de poucos segundos. Outra vantagem é que, devido à falta de lubrificantes, a sujeira e impurezas não conseguem mais aderir aos mancais, reduzindo, assim, o desgaste. Portanto, não há longos tempos de inatividade de máquinas e plantas para manutenção. A vida útil longa das esferas igubal já foram comprovadas em um triturador de biomassa. Enquanto os mancais de metal na esteira transportadora da máquina precisavam ser lubrificados a cada mês, os novos mancais flangeados com a esfera igubal permaneceram livres de desgaste por mais de um ano, sem lubrificação e manutenção.

iglidur J garante uma operação livre de lubrificação mesmo sob condições extremas


Continua depois da publicidade


As esferas feitas de iglidur J não são apenas econômicas, mas possuem um coeficiente de atrito muito baixo na operação a seco. O material absorve apenas pouca umidade, fazendo com que o uso de esferas também seja adequado para o uso desabrigado ( sem proteção ).

Mancais intercambiáveis - livre de lubrificação,
livre de manutenção, com operação a seco e
resistentes a corrosão e à sujeira

Devido à resistência química do plástico de alto desempenho, o uso de esferas intercomutáveis também é adequado para o uso em aplicações com requisitos químicos, como na tecnologia agrícola. O iglidur J demonstra as suas vantagens especialmente em eixos macios. Atualmente, as esferas igubal estão disponíveis em seis dimensões para os mancais  número 204-210. A pedido, a igus também fabrica esferas feitas de outros materiais iglidur. Como uma alternativa à moldagem por injeção, a igus oferece aos seus clientes a opção de fabricar esferas de um material desejado através dos tarugos iglidur.