ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Fabricante aeroespacial francês, Latécoère, acelera validação de design e produção de ferramentas com manufatura aditiva da Stratasys

Redução de 95% nos tempos de entrega de protótipo usando a impressora 3D Stratasys Fortus 450mc Production em substituição à usinagem CNC. Fabricação de ferramentas teve redução de seis semanas para apenas dois dias, enquanto os custos de produção diminuíram 40%.

A Stratasys (Nasdaq:SSYS), líder  global em soluções de tecnologia aditiva aplicada, anuncia que o grupo de design e fabricação de aeronaves francesas, Latécoère, está implantando a manufatura aditiva com tecnologia FDM da Stratasys ao longo de seu processo de design e produção a fim de acelerar o processo de desenvolvimento e melhorar o desempenho dos negócios.

Diante de longos prazos de entrega e de iterações de design dispendiosas, a Latécoère, que presta serviços a gigantes aeroespaciais, como Airbus, Bombardier e Dassault, está usando sua impressora 3D Stratasys Fortus 450mc Production para prototipagem rápida de ferramentas de produção. De acordo com Simon Rieu, gerente de Compostos e Manufatura Aditiva do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Latécoère, a adoção desta tecnologia tem sido transformacional, tanto para o design como para a fabricação.

“A manufatura aditiva se integrou perfeitamente ao nosso processo de design e produção, e nos possibilitou reduzir o tempo de fabricação, diminuir custos e ganhar maior eficiência operacional. Além disso, à medida que os requisitos da indústria aeroespacial se tornam mais exigentes, nós também estamos conscientes da necessidade de manter nossa vantagem competitiva e a manufatura aditiva da Stratasys nos permite atingir esse objetivo", afirma Rieu.

Acelerando a validação do Design

Tradicionalmente, a empresa usava usinagem CNC para prototipagem rápida, mas esta alternativa começou a apresentar limitações. A Latécoère produziu recentemente um protótipo impresso em 3D para verificar o ajuste e a função de uma peça para o revestimento interior de uma porta de aeronave. “Anteriormente, isso teria sido feito de chapa metálica - um processo que consumia muito tempo. Com a nossa impressora 3D Stratays Fortus 450mc, produzimos um protótipo totalmente funcional em dois dias, reduzindo o tempo de produção em surpreendentes 95%. Isso acelerou a validação do projeto de modo crucial ao evitar que nos comprometêssemos com ferramentas dispendiosas e demoradas", explica Rieu.

Outro exemplo é que a Latécoère imprimiu em 3D um protótipo de caixa de câmera, com as partes internas da câmera alojadas dentro, para validação do projeto da aeronave Airbus A380. Antes da manufatura aditiva com a tecnologia 3D Stratasys FDM, a equipe teria sido forçada a fabricar diretamente uma caixa de câmera em alumínio para testes, com qualquer iteração de design, mesmo que se revelasse dispendiosa. Usando o material ULTEM 9085, o protótipo impresso em 3D também é mais leve do que a sua versão metálica, permitindo testes funcionais mais eficientes das peças.

Aperfeiçoando ferramentas de produção

A empresa também está utilizando sua impressora 3D Stratasys Fortus 450mc para produzir ferramentas de produção customizadas sob demanda. Isso não só propiciou reduções significativas de tempo e de custos, mas também melhorou a eficiência do operador.

Ao usar a fabricação de chapas metálicas, criar uma ferramenta pode levar até seis semanas. Agora, a Latécoère imprime uma ferramenta em 3D em apenas dois dias e 50% mais leves, usando o material ULTEM 9085. "Com a nossa impressora 3D, podemos ainda otimizar a geometria da ferramenta para caber perfeitamente na peça, o que facilita o trabalho do operador. Isto não só acelerou o processo produtivo de forma dramática, mas também estimo que reduzimos os custos totais de produção de ferramentas em 40%", ressalta Rieu.

Peças de produção impressas em 3D preparadas para uso final nas aeronaves

Olhando à frente, a estratégia de longo prazo da Latécoère é utilizar a impressão 3D para produção de peças finais na próxima geração de aeronaves de empresas como Airbus, Boeing e outros fabricantes líderes de mercado. Na verdade, a empresa já começou a explorar o potencial de uso da Stratasys Fortus 450mc para produzir peças finais internas de aviões, visando à certificação. Ao usar o material ULTEM 9085, que é resistente, leve e compatível com tecnologia da Stratasys, a equipe da companhia imprimiu em 3D vários componentes de carcaça de dutos de ar, que apresentaram reduções significativas de peso e economia de tempo na comparação com os métodos de produção tradicionais.

Andy Middleton, presidente da Stratasys EMEA, destaca que a Latécoère, como muitos clientes da Stratasys no setor aeroespacial, está se beneficiando da comprovada eficácia da tecnologia FDM, bem como dos materiais de alto desempenho da Stratasys, desenvolvidos para esta indústria. “Nossa abordagem orientada a aplicativos nos permite ter uma interface estreita com nossos clientes para desenvolver soluções otimizadas para seus processos de design e produção. Seja para acelerar a validação de projetos, a produção on demand de ferramentas de produção leves, ou produzir partes internas de aeronaves impressas 3D, estamos empenhados em garantir que os clientes tenham as ferramentas certas para otimizar o uso da manufatura aditiva", conclui o executivo.

Este press release tem características multimedia. Veja neste link: http://www.businesswire.com/news/home/20180118005710/en/

Sobre a Stratasys

A Stratasys (NASDAQ: SSYS) é líder mundial em soluções de tecnologia aditiva aplicada às indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, bens de consumo e educação. Por quase 30 anos, um foco intenso e contínuo nos requisitos de negócios dos clientes tem alimentado inovações significativas - 1.200 patentes de tecnologia aditivas concedidas e pendentes - que criam um novo valor nos processos do ciclo de vida do produto, desde protótipos de design até ferramentas de fabricação e peças para uso final. O ecossistema de impressão 3D Stratasys de soluções e expertise - materiais avançados; software com controle de nível de voxel; impressoras 3D FDM e PolyJet precisas, com alta capacidade de repetibilidade e confiáveis; serviços especializados em aplicações; peças sob demanda e parcerias que definem a indústria - trabalha para assegurar uma integração perfeita no fluxo de trabalho em constante evolução de cada cliente. Cumprindo o potencial real da manufatura aditiva, a Stratasys oferece aplicações inovadoras específicas para a indústria que aceleram os processos de negócios, otimizam as cadeias de valor e impulsionam as melhorias no desempenho dos negócios para milhares de líderes prontos para o futuro em todo o mundo. Sede corporativa: Minneapolis, Minnesota e Rehovot, Israel, online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Conteúdo patrocinado por:

Ssys_logo_symbol_typemark_reg_cmyk