Metamaterial transforma força linear em rotação - sem virabrequim

Pesquisadores alemães sintetizaram um metamaterial que responde a uma força de compressão com uma rotação, algo que normalmente só pode ser feito usando uma transmissão e um eixo de manivelas.

Torres de até 500 estruturas cúbicas quirais transformam uma carga linear em rotação -
estruturas similares não-quirais não apresentam esse comportamento inusitado.
Imagem: T. Frenzel/KIT

Pense no motor do seu carro, por exemplo. A compressão gerada pela explosão do combustível dentro do cilindro gera um movimento linear do pistão. O pistão empurra a biela, uma haste móvel, que por sua vez é conectada ao eixo de manivelas, ou virabrequim. É o virabrequim que produz a rotação, que irá para o câmbio e depois para as rodas do carro.

O novo material artificial, criado como uma matriz cuidadosamente arranjada de pequenos cubos, faz isso de forma direta e simples, sem necessidade de múltiplas peças ou sistemas de transmissão e conversão.

"Se uma força é exercida de cima sobre um material [qualquer], ele pode se deformar de várias maneiras. Ele pode ficar abaulado, ser comprimido ou dobrado. De acordo com as regras válidas da mecânica, no entanto, ele não vai girar," explica o professor Martin Wegener, do Instituto Karlsruhe de Tecnologia.

Isso, é claro, vale para os materiais naturais, mas não para os materiais artificiais - ou metamateriais - produzidos pelo homem seguindo regras matematicamente precisas. Por exemplo, os materiais auxéticos podem esticar quando comprimidos. Por isso a equipe não se impressionou muito com essas regras básicas da mecânica e partiu para desafiá-las.

Movimento linear convertido em rotação


Continua depois da publicidade


"Por meio de uma simulação computacional, desenvolvemos um projeto com esta nova propriedade mecânica nunca descrita até agora. Nossos cálculos revelaram que o comportamento desejado é apresentado por uma estrutura quiral complexa, ou seja, uma estrutura que não pode ser sobreposta sobre sua imagem espelhada, semelhante às mãos esquerda e direita," contou Tobias Frenzel, que idealizou a nova estrutura.

A estrutura é formada por barras e anéis que, juntando-se, formam cubos; os cubos, por sua vez, precisam ser conectados uns aos outros de forma precisa.

"Os braços que conectam os anéis com os cantos dos cubos movem-se verticalmente para baixo quando uma carga lhes é aplicada. Esse movimento leva a uma rotação dos anéis. Esse movimento de rotação, por sua vez, transmite forças para os cantos dos planos horizontais do cubo, de forma que a estrutura inteira começa a girar em torno de seu eixo," explicou Frenzel.

Ilustração mostra como a força de compressão, um movimento linear,
é transformada em movimento rotacional.
Imagem: T. Frenzel/KIT

Aplicações práticas

Os primeiros protótipos são formados por cubos de 100 a 500 micrômetros de aresta, que são empilhados para formar estruturas de até 2 milímetros de altura.

Embora haja a possibilidade de usar essa tecnologia em micromáquinas e em sistemas de amortecimento, a equipe pretende testar configurações maiores, para ampliar as possibilidades de uso do material.

A mesma equipe já havia usado essa técnica de projetar matematicamente os materiais para criar um manto da invisibilidade para o calor e escudos acústicos.

Bibliografia do estudo aqui.


Tópicos: