GE inova e eleva ainda mais eficiência para usinas termoelétricas de ciclo combinado

Usando manufatura aditiva, empresa faz com que maior e mais eficiente turbina de gás do mundo atinja índice inédito de 64% de eficiência, novo recorde mundial.

A GE Power anunciou que sua maior e mais eficiente turbina a gás, modelo 9HA.02, está agora disponível para gerar mais de 64% de eficiência em usinas termoelétricas de ciclo combinado, taxas maiores do que qualquer outra tecnologia disponível no mercado. Este marco se tornou realidade em grande parte devido aos avanços da GE com manufatura aditiva e combustíveis, apenas 18 meses depois da GE estabelecer o recorde mundial com a tecnologia HA na alimentação da usina de ciclo combinado mais eficiente do mundo, com 62,22%.

"A HA é a nossa tecnologia de turbina a gás mais avançada e nunca paramos de pressionar os limites do que podemos fazer, com inovações constantes", disse Joe Mastrangelo, CEO da GE Gas Power Systems. "Com a capacidade de fornecer eficiência de 64%, a GE orgulha-se de quebrar mais uma barreira para a indústria de energia e oferecer aos clientes a tecnologia de gás mais eficiente do mundo ".

De acordo com as estimativas da GE Power, um ponto percentual adicional em eficiência com turbinas a gás pode se traduzir em milhões de dólares com economia de combustível para clientes no mundo todo. Os investimentos de longo prazo da GE em manufatura aditiva desempenham um papel importante nas últimas atualizações de eficiência da turbina a gás HA. Os engenheiros da GE desenvolveram componentes para o sistema de combustão da 9HA, usando a impressão 3D em metal para desbloquear novas geometrias para uma melhor pré-mistura de combustível e ar, resultado em maior eficiência. O novo sistema de combustão já foi testado com sucesso em full-load e full-speed no centro de testes da GE em Greenville, Carolina do Sul (EUA).


Continua depois da publicidade


Como resposta a esses avanços inovadores, a 9HA.02 pode agora ser cotada em eficiência líquida de 64% em condições especificadas, com produção total de 826 megawatts na configuração de ciclo combinado 1x1. Os clientes podem solicitar usinas de ciclo combinado baseadas em HA citadas em mais de 64% para 2018, em comparação com o limite cotado anterior de 63,7% de eficiência para pedidos de 2017. Além disso, a GE Power continua com sua estratégia para alcançar uma eficiência de 65% no início da próxima década, ampliando o legado da HA como a tecnologia mais avançada do mundo.

A HA é uma tecnologia com mais de 70 pedidos até o momento e está sendo implantado por clientes em todo o mundo, incluindo países da América Latina. Neste momento, o Brasil constrói a primeira usina com o equipamento, localizada em Sergipe. Desde de que a primeira unidade HA entrou em operação, em junho de 2016, mais 17 unidades começaram a operar, ultrapassando mais de 50 mil horas em operação. Entre os seus benefícios, a HA é um excelente complemento flexível para fontes renováveis intermitentes, capaz de aumentar ou diminuir a 65 MW/minuto enquanto ainda cumpre os requisitos de emissões para ajudar a equilibrar a instabilidade da rede.




Comentários ()