O execelente desempenho das pastilhas com cobertura de diamante

As classes de pastilhas superduras proporcionam furação superior em alumínio.

Para superar os desafios de formação e escoamento de cavacos durante a furação de materiais não ferrosos, a Sandvik Coromant, especialista em ferramentas de corte e sistema de ferramentas, lançou suas classes de pastilhas com cobertura de diamante CVD CoroDrill® 880, GCN124 e GCN134. As propriedades superduras da cobertura de diamante proporcionam vida útil longa da ferramenta e combinam com o inovador desenho do quebra-cavacos e da geometria garantindo desempenho superior na furação de materiais como alumínio.

“Usinar furos em alumínio pode ser uma tarefa desafiadora,” explica Patrik Pichler, gerente global de produtos, Ferramentas intercambiáveis para furação na Sandvik Coromant. “Ductilidade e maciez fazem com que o material fique em contato constante e prolongado com as arestas de corte da pastilha. Como consequência, o alumínio adere à aresta de corte e forma arestas postiças (BUE) dificultando a formação e o escoamento dos cavacos.”

Imagem: Divulgação

As classes de pastilhas com cobertura de diamante GCN124 e GCN134 foram desenvolvidas para oferecer custo mais baixo por furo na maioria de materiais ISO-N porque a vida útil da pastilha é mais longa e/ou a produtividade é maior. O aumento da produtividade pode ser obtido por meio de dados de corte elevados e menos máquinas paradas, devido a menos trocas de pastilhas. Outras vantagens disponíveis aos clientes incluem manuseio mais fácil na produção, em virtude da confiabilidade e vida útil mais longa das pastilhas, além do acabamento superficial aprimorado do furo, o que resulta da habilidade de resistir aos efeitos de abrasão e formação de arestas postiças (BUE). O menor consumo de pastilha também ajudará a reduzir o nível de estoque e o impacto ambiental.


Continua depois da publicidade


Dentre os setores que podem se beneficiar estão os fabricantes automotivos que realizam operações de furação e mandrilamento em peças de alumínio como blocos de motor, cabeçotes, juntas, carcaças, pinças de freio, braços de controle, caixas de transmissão, capas e garfos da coluna de direção. Porém, as pastilhas com cobertura de diamante também oferecem ganhos competitivos a qualquer empresa que produza peças ISO-N e que realize aplicações de nicho como a usinagem de compósitos, por exemplo furação de rotores/lâminas GFRP para a indústria de turbinas eólicas.

Destacando o potencial das novas classes: durante a usinagem de um furo cego com 22 mm de diâmetro e profundidade de 84,1 em um cabeçote de alumínio 6061-T6 (90-100 HB), obteve-se um aumentou da vida útil da ferramenta de 700 para 3024 peças com a CoroDrill 880, equipada com as novas pastilhas N124 (periféricas) e N134 (centrais). Um impressionante aumento de 332%. A nova pastilha permitiu aumentar a velocidade de corte e aumentou a produtividade em 33%. No total, foram economizadas cerca de 300 horas do tempo de produção, enquanto o custo geral por furo foi reduzido em 23%.

Um resultado semelhante foi alcançado na usinagem de furos passantes (22,5 mm de diâmetro) em braços de suspensão frontal automotivos com 20 mm de espessura e feitos de alumínio AISi1Mg-T6 (150 HB). Aqui, as novas pastilhas com cobertura de diamante CoroDrill 880 ajudaram a aumentar a vida útil da ferramenta de 3.000 para 30.000 peças. A produtividade também aumentou 10% - resultado do menor tempo de máquinas paradas para indexação da pastilha. O custo por furo também foi reduzido em 17%.

GCN124 e GCN134 são  classes de pastilhas de primeira escolha para materiais ISO-N. Elas complementam a pastilha sem cobertura H13A da Sandvik Coromant, que permanece recomendada em aplicações que envolvem produção curta e/ou cortes interrompidos difíceis.

A gama CoroDrill 880 standard apresenta brocas com pastilhas intercambiáveis com diâmetro de 12 a 84 mm (0,472–3,307 pol.) e comprimento de 2, 3, 4 e 5×D. Com a oferta Tailor Made da Sandvik Coromant, é possível solicitar combinações de diâmetros e comprimentos intermediários, bem como tipos e tamanhos diferentes de conexão como HSK, Coromant Capto® ou haste cilíndrica. Uma das opções Tailor Made inclui a capacidade de desenhar brocas chanfradas e escalonadas para peças específicas.


 
Para mais informações, visite www.sandvik.coromant.com/pt-pt/products/corodrill_880.