DNV GL e Siemens são pioneiros do gerenciamento do ciclo de vida de produto no setor de petróleo e gás

A DNV GL combina seu conhecimento técnico abrangente de projetos e operações de petróleo e gás com a tecnologia de gerenciamento de ciclo de vida de produtos (PLM) do portfólio Teamcenter da Siemens, criando um modelo de ativos digital e robusto.

A DNV GL, consultora técnica do setor de petróleo e gás, escolheu o portfólio Teamcenter® da Siemens, o software de gerenciamento de ciclo de vida digital mais usado do mundo, para ajudar seus clientes a gerenciar a segurança e o desempenho de todas as informações ao longo do ciclo de vida de produtos. Com um passo à frente no gerenciamento eficiente do ciclo de vida de produtos baseado em dados, as duas empresas reúnem o conhecimento técnico abrangente de projetos e operações de petróleo e gás da DNV GL e a tecnologia de software PLM da Siemens, criando um modelo de ativos digital e robusto.

A colaboração entre a Siemens e a DNV GL reforça ainda mais o foco do setor de petróleo e gás em sua transformação digital. Um estudo realizado pela DNV GL1 mostra que quase metade (49%) dos executivos de alta gerência do setor de petróleo e gás acreditam que a digitalização é necessária para aumentar a lucratividade; e 39% acreditam que os investimentos em digitalização aumentarão em 2017.

O ciclo de vida das informações de ativos, desde o estágio de viabilidade até o fim da vida atualmente apresenta disparidade de formatos das informações e nenhuma fonte única de informações essenciais dos ativos entre proprietários, operadores, desenvolvedores, oficinas e fabricantes. Isso, por sua vez, traz problemas de custo, qualidade e segurança, tanto para a engenharia quanto durante as operações e modificações de ativos. Para lidar com esses desafios, a DNV GL combina conhecimento exclusivo com a amplitude e abrangência do portfólio Teamcenter da Siemens.

“O amplo conhecimento técnico da DNV GL está envolvido em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos, ajudando os clientes a melhorar seu desempenho e garantindo operações seguras e confiáveis”, disse Elisabeth Tørstad, CEO da divisão de Petróleo e Gás da DNV GL. “Com o software Teamcenter da Siemens, nossos clientes poderão economizar tempo dedicado à analise das informações essenciais sobre o ciclo de vida dos produtos e trabalhar de forma mais colaborativa com seus parceiros do setor. Os usuários terão acesso a um portal de autoatendimento online que oferece capacidades automatizadas de verificação de conformidade, benchmarking e mineração de dados.”


Continua depois da publicidade


Como parte da implementação, a DNV GL usará o software Active Workspace for Teamcenter®, que fornece experiência do usuário moderna e intuitiva nos sistemas operacionais e dispositivos de computação, promovendo a tomada de decisões mais inteligentes.

“Com o aumento de soluções de digitalização, uma colaboração otimizada permitirá que o setor se transforme para atender às demandas da nova era e aumentar a lucratividade”, disse Joe Bohman, vice-presidente sênior de software para ciclo de vida da Siemens PLM Software. “O principal recurso do software Teamcenter da Siemens é o gerenciamento do ciclo de vida de produtos, a capacidade de gerenciar grandes volumes de informações complexas integradas com ferramentas de engenharia ao longo do ciclo de vida, do berço ao fim. As soluções que permitem aos usuários tratar os novos desafios de forma colaborativa e, portanto, de maneira rápida e simples, ajudarão as empresas a atender às necessidades futuras. Estamos felizes com a decisão da DNV GL de escolher a Siemens PLM Software para incrementar sua estratégia de digitalização em todo o grupo usando o software Teamcenter.”