Ricoh moderniza fábrica e aumenta produtividade substituindo ferramentas metálicas por peças customizadas e mais leves impressas em 3D

Gabaritos e acessórios customizados e mais leves são impressos em 3D em apenas um dia, enquanto as ferramentas produzidas em metal por terceiros levavam duas semanas para ficar prontas. Esta substituição fez com que a Ricoh melhorasse a eficiência da produção de suas impressoras de grandes formatos. A eficiência e a satisfação dos operadores também melhorou significativamente, o que estimulou a modernização dos processos produtivos da Ricoh.

Assista ao vídeo para ver como a Ricoh transformou sua linha de montagem de impressoras de grandes formatos com tecnologia de manufatura aditiva da Stratasys.

A Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, anuncia que a Ricoh do Japão está substituindo ferramentas tradicionais e gabaritos de metal por acessórios impressos em 3D customizados para a linha de montagem do seu Centro de Tecnologia de Produção - aperfeiçoando a eficiência e minimizando erros manuais.  A linha de montagem, localizada na área nordeste da Ricoh Industries, na prefeitura de Miyagi, no Japão, é dedicada especificamente à produção de impressoras de grandes formatos.

Ao produzir ferramentas duráveis em termoplástico ABS na impressora 3D Stratasys Fortus 900mc Production, a Ricoh consegue customizar cada ferramenta, reproduzindo com precisão a geometria da peça e reduzindo seu peso total. Isso permitiu à empresa acelerar o processo de fabricação no qual cada operador administra, em geral, mais de 200 peças por dia.

Isto é importante porque a Ricoh desenvolve e produz equipamentos de escritório de alta qualidade, como copiadoras, escâneres e projetores. E a natureza competitiva da indústria eletrônica a levou a buscar novas formas de acelerar o lançamento de produtos, mantendo ou reduzindo seus custos de produção.

"Como estamos produzindo um número enorme de peças, é preciso muito tempo e esforço para identificar os gabaritos e acessórios específicos para cada equipamento. Este processo manual tornou-se ainda mais longo à medida que o número de componentes cresce, exigindo que um operador examine a forma, a orientação e o ângulo de cada peça, antes de retirar uma ferramenta e colocá-la novamente em seu dispositivo original”, afirma Taizo Sakaki, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Ricoh.


Continua depois da publicidade


Segundo ele, os operadores estavam ocasionalmente aborrecidos com as muitas ferramentas diferentes e a Ricoh procurou uma maneira de agilizar a produção de ferramentas para equiparar com a programação de linha de montagem. "Agora, com a impressão 3D da Stratasys, nós podemos customizar as ferramentas e gabaritos de acordo com as peças e produzi-las sob demanda, o que nos ajuda a reestruturar e modernizar nosso processo de produção”, explica Sakaki.

Liberdade de design geométrico: otimize sua linha de montagem com a impressão 3D de gabaritos e assessórios

Antes da impressão 3D, a Ricoh terceirizava a produção de ferramentas de corte da máquina, o que demorava duas semanas ou mais. Agora, os operadores da Ricoh podem determinar a forma e a geometria de um acessório, que corresponde à sua parte associada, por meio do software CAD 3D e imprimir em 3D em um dia. Isso deixa os operadores com mais tempo para atender a outras estações. Além disso, novos colaboradores podem, agora, se adaptar às ferramentas e às estações de trabalho em dois dias, o que anteriormente levava pelo menos uma semana. Os gabaritos e acessórios também são muito mais leves, para que os trabalhadores possam usá-los por um longo período de tempo sem fadiga.

"A solução de impressão 3D Stratasys Fortus 900mc Production nos permite realizar projetos que são difíceis de replicar com métodos de corte convencionais, como interiores ocos, curvas ou formas complexas. Além disso, o material usado para impressão em 3D das peças é muito forte e antiestático, o que é importante devido a grande quantidade de componentes eletrônicos que estamos montando, aumentando as vantagens da solução de impressão 3D da Stratasys", reforça Sakaki.

Um catalisador de inovação com a Manufatura Digital

A linha de montagem de impressoras de grandes formatos da Ricoh foi pioneira na adoção da manufatura digital e a empresa continua a explorar áreas nas quais a impressão 3D pode ser aplicada para acelerar os fluxos de trabalho, como moldagem e produção de baixos volumes, a fim de liberar mais recursos e ampliar o alcance para sua base diversificada de clientes.

"A Ricoh acredita nesta tecnologia e estamos muito satisfeitos em liderar a indústria na adoção de inovação em nossos negócios. Nossa linha de produção se tornou mais flexível e está organizada de forma mais eficiente, além de nossos operadores estarem todos felizes com isso", diz Masami Hirama, diretor do Centro de Inovação de Produção da Ricoh.

A Stratasys, por sua vez, está sempre empenhada em ajudar seus clientes a superar os desafios e obstáculos dos fluxos de trabalho e dos processos tradicionais com um ecossistema completo, que inclui expertise, tecnologias e serviços de impressão 3D. “A Ricoh ilustra perfeitamente a forma como as ferramentas de fabricação impressas em 3D com as tecnologias de manufatura aditiva da Stratasys capacitam os fabricantes a ganhar eficiência e flexibilidade, tornando-se cada vez mais competitivos", comenta Omer Krieger, presidente da Stratasys para o Japão e Ásia.

Krieger completou ainda que os gabaritos e acessórios customizados impressos em 3D desempenham papel importante ao possibilitar que as empresas lancem os produtos no mercado mais rapidamente, sendo um ótimo exemplo de como a Stratasys aplica inovação significativa aos objetivos e aspirações dos fabricantes.“Sempre que você pode reduzir um processo de semanas a dias - essa é uma solução que vale a pena explorar", completa o executivo da Stratasys.