Yaskawa apresenta seu primeiro Inversor Fotovoltaico produzido no Brasil

Essencial para a geração de energia renovável, a nova tecnologia tem foco nas usinas do País

A Yaskawa Elétrico do Brasil, líder mundial na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos, e integrante do grupo Yaskawa Electric Corporation, estará apresentando na Intersolar South America 2017 seu primeiro Inversor Fotovoltaico Central Smartgrid 1000 XTM produzido pela empresa no País, em sua planta em Diadema, São Paulo, credenciado no programa Finame do BNDES possuindo o conteúdo local aprovado para operações com o banco. A Intersolar South America será realizada de 22 a 24 de agosto próximo, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Desenvolvido para aplicação em usinas e instalação ao tempo, o inversor fotovoltaico central se adapta a ambientes agressivos. “Trata-se de uma nova tecnologia direcionada a expansão da indústria de geração de energia renovável, que a empresa está começando a produzir em sua fábrica”, disse Luís Simione, diretor da Yaskawa.

Disponível nas potências de 750 KW e 1000 KW, o inversor central fotovoltaico Smartgrid 1000 XTM foi projetado para conexão direta com um transformador externo de média tensão, podendo ser combinados 2 a 2, oferecendo módulos de até 2 MW. Destaca-se por proporcionar confiabilidade e economia em seus processos e, entre seus benefícios, registra somente 2% de perda, ou seja, oferece 98% de rendimento CEC (*). Com grau de proteção IP55, o produto opera em uma ampla faixa de temperatura.

O objetivo da Yaskawa com o inversor fotovoltaico central é atingir volume de produção de 100 a 250 MW. No entanto, a empresa tem flexibilidade de expandir e até duplicar a produção.

O Smartgrid 1000 XTM é um inversor central fotovoltaico de alta eficiência, robustez e confiabilidade, destinado à aplicação em 1000Vcc e atende tende às normas locais e internacionais, gerando assim, um maior índice de segurança, além disso, dispõem de dispositivo de detecção de falha à terra e monitor de corrente residual. Fornecido com um combinador DC integrado e equipado com seccionadora e até 16 entradas protegidas com fusível e monitoradas individualmente via web como opcional. Projetado para ser instalado ao tempo, dispensa gastos com coberturas e similares, minimizando os custos com obra civil. 


Continua depois da publicidade


Importante ressaltar também que os inversores são os componentes mais importantes para as usinas fotovoltaicas, pois convertem a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos para que a produção possa ser injetada na rede elétrica de corrente alternada.

Maiores produtores mundiais - Dados do Ministério de Minas e Energia apontam que o Brasil deverá integrar o ranking dos 20 maiores produtores de energia solar do mundo. Atenta às necessidades desse mercado, a Yaskawa America, Inc (subsidiária da Yaskawa Electric Corporation (YEC), em 2014, deu importante passo nesse sentido ao adquirir a Solectria, considerada a maior fornecedora de inversor comercial no mercado dos EUA.

No Japão, Yaskawa Electric Corporation é líder global em soluções de automação de fábrica e com forte participação no mercado de inversor fotovoltaico. Daí o interesse em expandir sua atuação no mercado brasileiro, cujo potencial é promissor, soma-se a esse cenário a experiência da Yaskawa Elétrico do Brasil, atuando nas áreas de Drives, Motion Control e Robótica ao longo de 42 anos no País.

(*) CEC -   Comissão de Energia da Califórnia

Serviço:
Evento: Intersolar South America
Data:  22 a 24 de agosto de 2017
Horário: Terça à quina-feira das 12h às 20h
Local: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo