Yaskawa e Motoman lançam produtos na Feimafe 2017

Líder mundial na fabricação de robôs, a Motoman Robótica do Brasil, empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, apresentou pela primeira vez no Brasil o robô GP8, lançando-o na 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (Feimafe 2017), que ocorreu de 20 a 24 de junho, em São Paulo.

O novo robô GP8destina-se às aplicações de montagem e manipulação de alta velocidade, tem capacidade para cargas de até 8 kg e alcance horizontal máximo de 927 mm. Com um único cabo de conexão entre seu braço e seu controlador YRC1000 facilita a montagem e a rotina de manutenção do conjunto, sendo indicado para as mais diversas aplicações industriais, tais como: indústria automobilística, autopeças, alimentícia e farmacêutica, entre outras. O diferencial do controlador YRC 1000 é que possui capacidade de controlar até oito robôs ao mesmo tempo, com a vantagem de ser compacto, ocupando um gabinete de pequenas proporções.

Segundo Icaru Sakuyoshi, diretor da Motoman, a Feimafe deste ano surpreendeu positivamente. “É raro vendermos algum robô durante a feira, mas nessa edição fechamos negócio”, comemorou Sakuyoshi, principalmente frente ao cenário político e econômico que o país atravessa.

Também pertencente ao grupo Yaskawa Electric Corporation, a Yaskawa Elétrico do Brasil, líder mundial na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos, aproveitou a participação na Feimafe para apresentar ao mercado nacional o primeiro Inversor Fotovoltaico Central Smartgrid 1000 XTM produzido pela empresa no País, em sua planta em Diadema, São Paulo. Para aplicação em usinas, o inversor está disponível na classe de potência 1000kW, projetado para conexão direta com um transformador externo de média tensão. Desenvolvido para instalação ao tempo, o inversor se adapta a ambientes agressivos. “Trata-se de uma nova tecnologia para o desenvolvimento da indústria de geração de energia renovável, que a Yaskawa está começando a produzir em sua fábrica”, disse Luis Simione, diretor da Yaskawa, ressaltando que importância dessa solução para o mercado é que o Brasil até 2018 deverá integrar o ranking dos 20 maiores produtores de energia solar do mundo, segundo informações do Ministério de Minas e Energia.


Continua depois da publicidade


O inversor fotovoltaico está em fase de homologação do programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que possibilita o financiamento do produto em condições especiais.

Sobre a Yaskawa Elétrico do Brasil

A Yaskawa Elétrico do Brasil foi fundada em 1974 seguindo os padrões da matriz Yaskawa Eletric Corporation, instalada em 1915 no Japão. O grupo possui 26 centros de negócios localizados ao redor do mundo e emprega aproximadamente 15 mil funcionários. As áreas de negócios da corporação são divididas em três importantes segmentos: Drives, Motion Control e Robótica.

O crescimento da filial brasileira deve-se principalmente ao direcionamento de esforços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A empresa possui centros de desenvolvimento e parcerias com universidades para o desenvolvimento de novos produtos e sistemas automatizados.

Sobre a Motoman Robótica do Brasil

Estabelecida em 1999 no País e atualmente com planta em Diadema, São Paulo, a Motoman Robótica do Brasil é uma empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation – líder mundial na fabricação de robôs e situada no Japão, com mais de 360 mil robôs instalados.

Com o suporte da matriz, atende todo território nacional e sul-americano, buscando sempre atender às necessidades dos clientes. Fornece soluções de automação aos mais diversos segmentos do mercado, através de modernas instalações, desde um simples robô, até um sistema complexo de automatização. A empresa possui especialistas em robótica comprometidos em fornecer soluções que tragam aumento da capacidade produtiva, assegurando sempre a mais alta qualidade e completa assistência técnica.