Classe para torneamento muito resistente à deformação plástica

A vida útil da ferramenta e a produtividade melhoraram em aplicações de aços inoxidáveis.

Especialista em ferramentas de corte e sistemas de ferramentas, a Sandvik Coromant está lançando uma pastilha otimizada para aços inoxidáveis que oferece maior produtividade, vida útil da ferramenta mais longa e maior utilização da máquina. A GC2220 provará ser um grande benefício para fabricantes das bombas e válvulas, bem como fábricas de engenharia geral, especialmente, aqueles setores que eles atendem como aeroespacial, automotivo e petróleo e gás.

Em resposta aos desafios mais comuns associados ao torneamento de peças em aço inoxidável, a GC2220 foi desenvolvida para oferecer maior resistência à deformação plástica e propiciar maior segurança da aresta de corte. A deformação plástica ocorre quando o material da ferramenta fica macio, geralmente, devido às altas temperaturas de corte. Se um fabricante consegue usinar apenas duas peças antes que seja necessário substituir a pastilha por causa da deformação plástica, tanto a produtividade quanto a lucratividade serão prejudicadas.

GC2220 é uma classe de metal duro sinterizada com gradiente e cobertura CVD, desenvolvida especificamente para torneamento em desbaste a semiacabamento em condições estáveis, em que é necessária maior resistência ao desgaste. A cobertura Inveio™ da Sandvik Coromant é usada para fornecer orientação unidirecional dos cristais na camada de cobertura de alumina, aumentando os níveis de resistência ao desgaste e a vida útil da ferramenta. Essa tecnologia avançada e patenteada é apoiada pela cobertura interna de MT-TiCN colunar que é resistente ao desgaste por abrasão.O aumento da vida útil da ferramenta é uma vantagem extra que ajudará a reduzir o estoque de ferramentas de corte.

Além disso, essa nova classe beneficiará as empresas que realizam operações de torneamento externo e/ou interno em peças aços inoxidáveis austenísticos e duplex como carcaças de bombas, eixos, vedações, válvulas e flanges. Outros materiais em que os atributos da GC2220 serão vantajosos incluem aços inoxidáveis martensíticos e aços com baixo teor de carbono.


Continua depois da publicidade


“Como melhor prática, sugiro que os clientes selecionem o maior raio de ponta possível e sempre usem a refrigeração para diminuir as craterizações, o desgaste tipo entalhe e a deformação plástica,” diz Bimal Mazumdar, gerente de produtos para torneamento da Sandvik Coromant. “Além disso, escolham uma classe de pastilha específica para aços inoxidáveis para aumentar a vida útil da ferramenta e a produção.”

A GC2220 está disponível para pastilhas CoroTurn® 107, que foram desenvolvidas para torneamento interno e externo de peças pequenas ou delgadas, o CoroTurn® TR para perfilamento externo e o T-Max® P para aplicações de torneamento geral.