TruLaser Tube 7000: Quando o laser encontra o tubo

Máquinas de corte a laser construídas pela TRUMPF abrem uma variedade quase ilimitada na engenharia de projetos de tubos. Elas simplificam o posicionamento mútuo e junta os tubos um ao outro com chapa metálica

Há muitas razões para fazer uso de estruturas tubulares. Entre elas estão as especificações do projeto. Como consequência, tubos e perfis são integrados em produtos construídos para muitas indústrias diferentes. Desde a fabricação de móveis até elementos de decoração para lojas, máquinas e equipamentos agrícolas, bicicletas, motocicletas, diversos componentes de veículos automotores, aparelhos de ginástica até peças e objetos que combinam aço e metal, tudo passa pelo uso de tubos e perfis. Para ganhar flexibilidade no corte do tubo, a ferramenta mais importante é o laser.

Além de aumentar a gama de geometria de peças que podem ser produzidas, fazendo as etapas de corte, puncionamento e fresagem de uma só vez, o laser elimina a necessidade de rebarbação e limpeza, normalmente utilizados na fabricação de tubos por outros processos.

A máquina certa

A Trumpf constrói suas máquinas de corte, usando o seu próprio laser, projeto mecânico, software e as unidades de automação que provêm de uma única fonte de desenvolvimento e, portanto, são perfeitamente compatíveis entre si. Nas máquinas de corte TruLaser Tube, esta integração começa com a tecnologia de travamento de alta precisão usada para tubos, perfis e perfis abertos, e continua com o laser desenvolvido especialmente para o corte do tubo. Este laser executa cortes com excelente qualidade de borda. As máquinas podem lidar com lotes pequenos e grandes de forma eficiente. O seu sistema automático de alimentação de barras com carregamento em feixes permite uma produção em massa em um mínimo de tempo e esforço. Graças ao conceito de máquina aberta, a produção é realizada com total flexibilidade e visibilidade do processo.

Novidade na linha de máquinas TruLaser Tube, a série 7000 oferece ao mercado uma máquina para demandas excepcionais. Trabalhando com excelente flexibilidade e produtividade, este sistema pode cortar quase todo tipo de tubos e perfis de até 250 milímetros no diâmetro do círculo exterior e com espessuras de parede de até 8 milímetros. Além de, naturalmente, cortar perpendicularmente à superfície. Com o pacote de tecnologia opcional para corte em ângulo, a TruLaser Tube 7000 pode separar aço inoxidável até seis milímetros de espessura, em inclinações de até 45 graus. Isso abre portas para preparações perfeitas a fim de unir tubos e chapas metálicas e a implementação de projetos de tubos inovadores.

TruLaser Tube 7000 
Imagem: Divulgação

Engenhosa junção de tubos


Continua depois da publicidade


Existem algumas opções para unir os tubos de forma simples: ele pode ser inserido ao outro de forma parcial ou total, unirem-se através de sobreposição ou a partir de cortes nas extremidades com ângulos definidos. Existem truques disponíveis para todas essas versões que ajudam a encontrar a posição correta.  As partes podem ser integradas com um simples clique do mouse no programa do projeto de tubo 3D. Este, por sua vez, é incorporado no software TRUMPF TruTops Tube.

Um exemplo simples é um eixo de sustentação que se estende desde a extremidade do tubo a ser unido e que é inserido na abertura do tubo oposto. Uma conexão em forma de T angular ou um conector de baioneta na forma de um L oferece mais estabilidade. As conexões, as aberturas de harmonização e o mesmo princípio podem ser usados ​​para unir facilmente a chapa de metal às tubulações. Inclusive as conexões complexas de inserção e de montagem em superfície terão sucesso ao usar o mesmo tipo de auxílio de posicionamento e junção. O corte do chanfro ajuda na conexão, por meio do qual o canto ou as conexões podem ser realizadas sem emenda.

Estruturas de tubos flexíveis

Quando são feitas conexões angulares, várias seções de um tubo são dobradas e, em seguida, as juntas são dobradas, sem costura. Os eixos e os recortes adicionais da TruLaser Tube 7000 ajudam a posicionar os tubos e os perfis precisamente após a dobra.

Uma variação especial é o corte sinuoso. Aqui, um tubo é transformado em cadeia móvel. Para conseguir isto, um laser irá cortar fileiras de linhas onduladas em torno do tubo. Dependendo do grau desejado de movimento, uma vez que o tubo foi cortado, os recortes em torno das ondas podem ser maiores ou menores.

Designer de elaboração do mobiliário de tubos

Verdadeiros especialistas nas áreas de concepção e processamento de tubos serão encontrados na OUR, empresa francesa, e na loja Verot, na Espanha. Ao criar seus móveis, os designers da OUR desenvolvem técnicas que podem ser usadas para dobrar tubos, usando cortes especializados nas formas necessárias para cadeiras e mesas. Estas curvas, uma vez que o laser fez a sua mágica, são feitas à mão. A tubulação pode até ser dobrada por 180 graus - a solução perfeita para cadeira e pernas de mesa no estilo da moda. Essas ideias são transformadas em produtos reais na Verot, uma loja de trabalho perto da Costa Atlântica no norte da Espanha. A Verot corta esses tubos em uma TruLaser Tube 5000, da TRUMPF.

Produtividade

Ao lado da flexibilidade, esse é o grande diferencial da TruLaser Tube série 7000. As configurações totalmente automáticas da máquina ajudam a minimizar o tempo de inatividade. Os roletes escalonados se ajustam automaticamente ao diâmetro de cada peça de trabalho. Sua grande lixeira é esvaziada também de forma automática. O FocusLine ajusta o foco do laser de acordo com o tipo e a espessura do material a ser processado. Com uma potência de saída laser máxima de 3.600 watts, as peças são confeccionadas de forma ainda mais rápida. A alta velocidade de corte garante uma elevada produtividade, mesmo durante os cortes em chanfro.

Amiga do usuário

O sistema de controle e de funcionamento foi concebido levando em conta as necessidades do operador da máquina.  O painel de controle touch screen é excepcionalmente ergonômico. Verificações automáticas impedem o funcionamento incorreto.

Automação -  LoadMaster Tube

Com o LoadMaster Tube é possível automatizar qualquer aplicação do TruLaser Tube 7000. Seu depósito de tubo suporta até quatro toneladas de matéria-prima, que o LoadMaster Tub alimenta após uma verificação de processamento. O software da máquina compara a geometria do próximo tubo a ser processado com os dados armazenados. Isso permite que o software previna falhas em casos de inserção do tubo errado. Além disso, a pinça do LoadMaster Tube adapta-se automaticamente aos comprimentos de tubo medidos. Tubos individuais podem ser carregados manualmente e perfis especiais podem ser facilmente carregados usando as faixas de transporte opcionais.


Tópicos: