Fábrica da Toyota em Ovar participa do projeto PRERESI

Fonte e foto: AutoMotor - 31/07/07

Tendo o ambiente e a qualidade no topo da lista de prioridades, a fábrica da Toyota Caetano Portugal, localizada em Ovar, pertence ao restrito grupo das três empresas selecionadas no sector da metalurgia e metalomecânica para participar no projecto PRERESI (Prevenção de Resíduos Industriais), que teve início em Maio de 2006. A participação desta unidade industrial, responsável pela produção dos modelos Hiace, Dyna e Optimo, permitiu melhorar os processos produtivos para que o impacto de fabrico seja menor, otimizando, assim, a eficiência do tratamento dos resíduos.

A melhoria contínua do processo de produção dos seus modelos já não constitui novidade para a Toyota, uma vez que, este ano, a fábrica de Valenciennes, França, onde é fabricado o Yaris, conseguiu atingir os 100% no tratamento dos resíduos resultantes da produção deste utilitário: uma parte através da reciclagem de materiais; outra através do reaproveitamento destes como combustível, em substituição, por exemplo, do fuelóleo.

O projeto PRERESI resulta de uma iniciativa conjunta entre o Instituto dos Resíduos e o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, ao qual se associaram, como entidades participantes, um conjunto significativo de associações empresariais e tecnológicas, das quais se destacam o CATIM e o INEGI. A implementação deste projeto divide-se em quatro etapas. A primeira consiste na sensibilização e formação na área de gestão de resíduos; a segunda destina-se ao estudo e avaliação das oportunidades aplicáveis às áreas produtivas; a terceira traduz-se na análise da viabilidade técnica e econômica; a quarta centra-se na aplicação do plano de ações e na implementação de medidas e tecnologias viáveis.

Tópicos: